Como alterar a frase "Ok Google" do assistente virtual

Como alterar a frase "Ok Google" do assistente virtual

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Novembro de 2021 às 21h00
Matheus Bigogno/Canaltech

"Ok Google" é o comando de voz utilizado para ativar o Google Assistente no Android e em outros dispositivos compatíveis. A empresa ainda não permite alterar a frase para abrir o assistente, mas há a possibilidade de redefinir o seu modelo de voz no celular Android. Essa medida é interessante para evitar o uso por outras pessoas e tornar a ativação mais rápida.

Como redefinir o comando "Ok Google" no celular

Ainda não existe um método nativo para alterar a frase de ativação: você precisa falar "Ok, Google" para abrir seu assistente por comando de voz. No entanto, ao cadastrar o seu Voice Match, é possível registrar até três amostras de voz diferentes para a identificação da plataforma. Com o Voice Match associado à sua conta, o Google Assistente irá exibir resultados personalizados e que não podem ser acessados por outras pessoas. Veja como configurar!

Abra as configurações do Google Assistente e selecione "Ok Google e Voice Match"

Para acessar as preferências do Google Assistente, vá até sua conta do Google, toque em "Configurações" e selecione a aba do Google Assistente. Há, também, como usar o comando de voz "Configurações do Google Assistente".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Abra as configurações de voz do Google Assistente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Selecione a função "Modelo de Voz"

Na tela seguinte, é possível ativar e desativar o comando "Ok Google" com a tela ligada ou alterar o reconhecimento de voz da ferramenta.

Altere a sua voz para o Google Assistente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Toque em "Redefinir modelo de voz"

Caso já possua um modelo de voz cadastrado, você pode removê-lo ou substituí-lo por uma nova versão.

Registre um novo modelo de voz (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Diga "Ok Google" três vezes

A plataforma identifica pronúncias similares à palavra "Google" no processo. Após repetir a frase três vezes, o Google Assistente reconhecerá esse modelo de voz em sua conta.

Registre o comando "Ok Google" com sua voz (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Dessa forma, apesar de não possuir uma maneira de alterar a frase de ativação, é possível registrar o seu modelo de voz para o "Ok, Google".

Fonte: Ajuda do Google Assistente

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.