Celular Android poderá ser encontrado mesmo desligado, indica rumor
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O "Encontre meu dispositivo" do Android poderá localizar dispositivos perdidos mesmo quando estiverem desligados, apontou um informante. A Gigante das Pesquisas estaria desenvolvendo uma rede que abrange todos os celulares Android, incluindo banda ultralarga (UWB), para permitir que aparelhos sejam encontrados mesmo se estiverem desligados. As informações são do site 91mobiles.
- Android 14 vai tornar senha de desbloqueio ainda mais secreta
- Bing Chat agora pode ser acessado pelo teclado no Android
Segundo o informante Kuba Wojciechowkski, a função se chamará "Pixel Power-off Finder" — considerando o nome, será uma função exclusiva dos celulares Pixel ao menos inicialmente. A ideia consiste em utilizar o chip Bluetooth para distribuir dados de localização do aparelho desligado para outros dispositivos e então retransmiti-los com maior alcance.
Os indícios da função foram encontrados no Android 14 "puro" atualmente disponível exclusivamente para fabricantes inscritas no Early Access Program (EAP) do sistema. O código fonte inclui uma nova camada de abstração de hardware (HAL) chamada hardware.google.bluetooth.power_off_finder e nos comentários associados a ela são mencionas chaves Finger Network pré-computadas que serão vinculadas ao chip Bluetooth do aparelho. Tais dados permecem acessíveis mesmo com o celular desligado.
Localizar Android desligado
Embora seja essencial (especialmente em casos de furto), a capacidade de encontrar celulares mesmo que estejam desligados não existe no app "Encontre meu dispositivo" do Google. Atualmente, quando o aparelho fica off, o aplicativo exibe a última localização conhecida, o que pode não servir de muita coisa caso ele esteja em deslocamento.
Com a atualização, o recurso se tornaria mais poderoso e se equipararia ao "Buscar" do iPhone, que permite encontrar aparelhos mesmo desligados ou sem internet.
Ferramenta já foi vazada antes
Essa não é a primeira vez que informantes mencionam a inclusão do suporte para encontrar dispositivos Android desligados. Em agosto de 2021, detalhes da rede para encontrar celulares Android vazaram na internet e descreviam uma ferramente semelhante à de agora.
Não está claro, porém, se a função será realmente exclusiva para celulares da linha Pixel, mas o informante menciona que o Pixel 8, que deve ser apresentado pelo Google em 2023, será equipado com hardware necessário. Por enquanto, não há detalhes concretos sobre a novidade.
Fonte: 91mobiles