Publicidade

Android vai compartilhar localização em casos de emergência no Brasil; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

O Google anunciou, nesta segunda-feira (16), a estreia do Serviço de Localização de Emergência no Brasil. Com o lançamento, o Android se torna capaz de compartilhar a posição do usuário durante uma ligação ou ao enviar mensagem de texto para telefones como 190, 192 e 193. 

A iniciativa chega com o objetivo de dar mais eficiência durante o atendimento da polícia, serviço médico e bombeiros. Para isso, o celular utiliza o GPS, Wi-Fi, dados do celular e outros sensores para coletar a localização com mais precisão. Em seguida, a informação é enviada ao serviço de emergência para facilitar a busca pela pessoa que pediu ajuda.

O lançamento da ferramenta no Brasil é fruto de uma parceria entre o Google, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), operadoras de telefonia e serviços de emergência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o Serviço de Localização de Emergência

A nova função é acionada ao fazer ligações ou ao enviar mensagens para serviços de emergência, como a polícia (190), serviço médico (192) e bombeiros (193). Durante o contato, o sistema reúne informações dos sensores do celular para registrar a localização e enviá-la para as autoridades.

Esse processo ocorre de maneira automática e integrada ao sistema operacional, e não requer um aplicativo para acioná-lo. Além disso, o rastreio ocorre apenas durante o contato com os serviços de emergência.

“A localização é calculada diretamente no dispositivo e compartilhada apenas com autoridades durante chamadas (para todos serviços de emergência) ou mensagens (apenas para 190 e 193). O compartilhamento de informação é feito de forma segura e privada, via SMS para os socorristas, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente”, explicou o Google.

Quais celulares têm o recurso disponível?

Para usar o Serviço de Localização de Emergência no Brasil, é preciso ter um celular com Android 5.0 ou superior.

Dá para desativar o recurso?

Sim. O Google informa que é possível desativar o Serviço de Localização de Emergência nas configurações do Android.

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Android 15: MAIS do mesmo?