Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android agora é também um sistema global de detecção de terremotos; entenda

Por| 12 de Agosto de 2020 às 10h10

Link copiado!

Google
Google

O Google anunciou um novo recurso para os celulares equipados com o sistema Android: sismômetro. Por mais estranho que pareça, smartphones ao redor do mundo poderão ser usados como um grande sistema de detecção de tremores de terra, alimentando uma rede que pode detectar terremotos.

O sistema funcionará a partir da detecção de vários celulares em uma mesma região, aproveitando o sensor de movimento embutido nos aparelhos. A localização informada será aproximada, para acalmar os ânimos dos usuários mais preocupados com a privacidade. Combinada com a informação de outros aparelhos, a ferramenta será treinada para melhorar a precisão da detecção.

Em um primeiro momento, o Google informou que a rede de minissismógrafos será usada para personalizar resultados de pesquisa nos locais afetados, indicando contatos públicos de emergência e oferecendo recomendações para um eventual tremor.

Continua após a publicidade

Caso tenha sucesso, o sistema disponibilizado no Android poderá ser usado para detectar as chamadas “ondas P”, tremores que antecedem as “ondas S”, mais fortes e responsáveis pela maior parte dos estragos durante terremotos.

Alertas

No futuro, o Google pretende oferecer alertas no sistema, com uma notificação avisando sobre a magnitude prevista e sugerindo como se proteger. A ferramenta já foi testada pela empresa, em parceria com o sistema de detecção avançada ShakeAlert, que usa uma rede com 700 sismógrafos ao longo da Califórnia, nos Estados Unidos.

A região é conhecida por estar localizada sobre ou próxima da falha de San Andreas e, além de suscetível a terremotos, vive sob a ameaça de um tremor devastador conhecido como "Big One".

Continua após a publicidade

Fonte: Google