Android Oreo está presente em apenas 12% dos dispositivos; Nougat segue líder

Por Patrícia Gnipper | 23 de Julho de 2018 às 20h15
Tudo sobre

Google

De acordo com as últimas estatísticas oficiais, analisando dados coletados entre os dias 16 e 23 de julho, a Google revelou que a penetração do Android Oreo é, no momento, de 12,1%. Em maio, esse percentual era de apenas 5,7% — mostrando que o sistema começou a se expandir, ainda que a maioria dos aparelhos não tenham tido a oportunidade de serem atualizados para a última versão do Android.

Contudo, em primeiro lugar no que diz respeito à quantidade de dispositivos rodando o sistema, permanece o Nougat (de 2016), presente em 30,8% dos aparelhos. Na sequência, vemos o Android 6.0 Marshmallow (de 2015), com presença de 23,5%, seguido pelo Lollipop (2014), com 20,4%.

Surpreendente é ainda vermos uma grande porcentagem de usuários com smartphones rodando versões bastante antigas do Android: a penetração do KitKat (2013) é de 9,1%, enquanto o Jelly Bean (2012) fica com 3,6%. Android Ice Cream Sandwich (2011) e Gingerbread (2011) ainda aparecem, com 0,3 e 0,2%, respectivamente.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Vale lembrar que o Oreo foi lançado oficialmente em agosto do ano passado, mas, onze meses depois, um grande número de dispositivos ainda não recebeu sua versão do sistema personalizada pela fabricante — sendo este um dos principais motivos que explicam a baixa adesão à última versão do SO móvel.

Fonte: Android Developers Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.