Android: conheça a história por trás do icônico robô verde do sistema do Google

Por Redação | 18 de Maio de 2015 às 08h33
photo_camera Divulgação

Pare e pensa: quantas vezes você costuma associar uma marca ao nome ou ao seu logotipo? No caso da Apple é a Maçã; no Windows é a famosa janela; e no Android o robô verde. Falando especificamente do sistema operacional móvel do Google, a empresa não esperava que a imagem se tornasse um símbolo, tampouco um mascote para uma série de produtos relacionados à plataforma.

A figura foi desenvolvida pela designer Irina Blok, que, mesmo não trabalhando mais para a gigante das buscas, se tornou responsável por um dos logotipos mais icônicos da indústria de tecnologia. Ao contrário do que muitas empresas pensam na hora de criar esses símbolos, a ideia de Blok era chamar a menor atenção possível para a imagem e atrair desenvolvedores com uma proposta open-source (parecida com o Android) antes de torná-la popular entre os demais usuários.

"Tinha mais a ver sobre como você enxerga o Android e o torna humano. Por exemplo, qual é a maneira mais simples que um Android pode ser desenvolvido?", afirma Blok.

Inicialmente, acreditava-se que o logotipo da marca Android foi inspirado nos símbolos de masculino e feminino presentes na entrada de banheiros, segundo uma reportagem de 2013 do jornal New York Times. No entanto, a ilustradora desmente essa história, dizendo que a ideia "era criar algo com que todos pudessem se identificar e algo que os desenvolvedores particularmente gostassem". É aí que entra o fato da imagem ser open source: qualquer pessoa pode modificá-la e criar o próprio logotipo Android.

Um detalhe curioso na criação do símbolo é que, na época em que foi elaborado por Blok, ninguém dentro do Google sabia como ele seria. A designer produziu o símbolo sozinha e o colocou à disposição dos desenvolvedores, mas não demorou muito para que funcionários da companhia baixassem os códigos e começassem a fazer as próprias versões do robô verde.

"Ele [o logotipo] se tornou viral por conta própria. Eu já sabia que o próximo passo era descobrir todos os tipos de robôs. Havia um que se parecia com um gatinho pequeno, outro parecido com Sarah Palin (uma política dos Estados Unidos). Era como se eles estivessem se multiplicando por toda a parte", comenta. "Isso é o que torna o Google um lugar divertido para trabalhar: você tem liberdade para criar o que quiser".

Android

Irina Blok foi a criadora do icônico robô verde da marca Android. (Foto: Irina Blok/Reprodução)

Desde então, todas as versões do Android mantêm o icônico boneco em formato de robô, que varia de acordo com o modelo da plataforma. Por exemplo, na versão 4.0 KitKat, o mascote adotou o visual do famoso chocolate da Nestlé e nesta última, a 5.0 Lollipop, o símbolo ganhou um pirulito. A marca ainda ganhou diversos brinquedos, como pelúcias, action figures e miniaturas licenciadas do Bugdroid em vários tamanhos e cores.

Fonte: Business Insider, New York Times

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.