Publicidade

Android 13 pode enfim acabar com fechamento inesperado de apps em 2° plano

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2022 às 14h32

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Android 13 pode enfim acabar com o encerramento de aplicativos colocados em segundo plano. Uma entrada no repositório de código Android Gerrit apontou que o Google trabalha na implementação do “Multi-Generational Least Recently Used” (MGLRU), um mecanismo de gerenciamento de desempenho que promete reduzir significativamente as ocorrências de interrupção inesperada de processos.

Descoberto pelo site XDA Developers, o recurso teria dois principais objetivos: primeiro, reduzir em 40% o consumo de CPU do processo kswapd (responsável pelo gerenciamento de memória virtual); segundo, minimizar em 18% os encerramentos de aplicativos decorridos pela falta de memória, num estado conhecido como Out of Memory (OOM).

Continua após a publicidade

Segundo comentários de um engenheiro do Google responsável pelo MGLRU, o mecanismo de gerenciamento de memória já foi testado “em um milhão” de dispositivos Android. Embora não tenha deixado claro, provavelmente o profissional se refere ao Android Runtime on Chrome OS Virtual Machine (ARCVM), a ferramenta responsável por embarcar o Android 11 no SO para notebooks.

“Vimos melhorias substanciais em termos de utilização da CPU e intensidade de uso da memória, resultando numa menor ocorrência de encerramentos por OOM e lentidão na interface de usuário”, disse no comentário. A experimentação não aconteceu num celular, mas os resultados são promissores.

Gerenciamento mais inteligente

Na prática, o que o MGLRU faz é tornar o gerenciamento de processos mais inteligente. Isso faria o Android 13 comprometer menos a experiência do usuário ao eliminar processos menos importantes (como aqueles não utilizados há mais tempo). Além disso, ao reduzir o consumo de CPU do processo kswapd, há mais margem de performance disponível para outras atividades, o que é bom em todos os cenários.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma mudança importante para quem utiliza Android, ela pode ficar para depois. A adição no Android Gerrit não diz muita coisa quanto a implementação do recurso do sistema, além de demonstrar o interesse do Google na adição deste mecanismo. Se a ferramenta não estiver pronta para embarcar no Android 13, possivelmente ela só será adicionada no Android 14 — ou talvez nem saia do papel.

Fonte: XDA Developers, Android Gerrit (1, 2)