Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alguns dos recursos mais interessantes e úteis que chegaram com o Android Oreo

Por| 06 de Março de 2019 às 19h45

Link copiado!

Alguns dos recursos mais interessantes e úteis que chegaram com o Android Oreo
Alguns dos recursos mais interessantes e úteis que chegaram com o Android Oreo
Tudo sobre Google

Muitos já estão bastante curiosos sobre as novidades que a Google trará no Android Q, ou Android 10. Porém, a maioria dos aparelhos ainda nem está rodando o Android 9 Pie, com o Android 8 Oreo chegando só agora a vários aparelhos populares. Aliás, muitos não conhecem as principais novidades trazidas pelo Oreo, que foi lançado em 2017.

Diversas mudanças são bastante sutis, é verdade, e a seguir vamos explorar alguns delas:

Economia de bateria e novo menu

Muitos utilizavam algum gerenciador de bateria nas primeiras versões do Android, que acabou adotando uma versão embutida (Doze) a partir do Android Marshmallow. Melhorou? Melhorou, mas não o bastante. A partir do Oreo, o Android passou a ter o Background Execution Limits, que coloca rédeas nos apps que rodam em segundo plano. Ou seja, não é necessário ficar preocupado se o aplicativo tal ainda está consumindo energia, já que o sistema faz isso automaticamente.

Continua após a publicidade

Aliás, o menu de bateria fico mais moderno e incorporou algumas opções extras, como o brilho adaptativo. Vale a pena dar uma olhada e ver quais são as novidades.

Seleção inteligente de textos

Aqui temos uma inovação sutil, mas com a qual nos acostumamos rapidamente. Agora o Android “sabe” qual é o tipo de informação que queremos selecionar, como o número de um telefone, por exemplo, e já seleciona tudo automaticamente. Depois, basta colar em outro lugar (como o telefone) que os traços serão automaticamente excluídos, colando somente os números.

Preenchimento automático de textos

Continua após a publicidade

Um recurso valioso para quem usa o LastPass ou Dashlane agora faz parte do Android. Sabe o preenchimento automático do Chrome ou do Firefox? O Oreo o incorporou em todo o sistema, não apenas no navegador.

Picture-in-Picture

Talvez o recurso mais propagandeado do Android Oreo, o PiP funciona em alguns aplicativos e é uma boa pedida para quem tem tela grande. Entre eles o Netflix, o VLC e o YouTube (se você assina a versão paga), que passam a rodar em uma pequena janela enquanto você faz outra coisa no celular.

Como funciona? Basta pressionar o botão Home que o aplicativo já entra no modo PiP automaticamente.

Continua após a publicidade

Controle de notificações

Notificações são uma excelente forma de chamar a nossa atenção instantaneamente, mas elas rapidamente passam a incomodar conforme vários apps o fazem ao mesmo tempo. Agora você pode classificar os apps de acordo com a sua prioridade, assim como atribuir níveis para cada um.

Dá um trabalho ver app por app, mas certamente compensa no longo prazo, já que selecionamos os aplicativos que realmente merecem a nossa atenção.

Soneca (nossa e dos apps)

Continua após a publicidade

Dormir mais uns 15 minutos? 30 minutos? Por que não (e quem nunca)? Basta deslizar o alarme para a direita e dormir mais alguns minutos.

O recurso funciona também com os aplicativos. Precisa de uma pausa de notificações do Twitter ou do Instagram? Basta arrastar a notificação para a direita e silenciar as notificações por um tempo determinado (30 minutos, 1 hora, 2 horas).

Opções de app na página inicial

Alguns chamam este recurso de Touch 3D, fazendo uma referência aos iPhones, mas aqui trata-se apenas de um recurso de software. O funcionamento é semelhante: basta clicar e segurar em um ícone da tela inicial e ver as opções que aparecem.

Continua após a publicidade

Cada app conta com opções diferentes, e certamente ajuda o nosso dia a dia nos oferecendo acesso rápido às opções mais comuns.

Modo noturno

Presente em alguns aparelhos já há algumas versões, o modo noturno do Oreo agora chegou para todos. Basta atribuir um horário para início e fim e a intensidade do efeito, que dá uma tonalidade âmbar à tela. Ou seja, diminui a luz azul em todo o sistema para não perturar o clico de sono da pessoa.

Testar antes de baixar

Continua após a publicidade

Um recurso para lá de interessante que se tornará cada vez mais comum é o “Testar Agora”. Alguns apps, como o Clash Royale, já trazem essa opção. Não é necessário baixar o jogo para ver como ele é: basta jogar um pouco dentro da própria Play Store. Se gostar, basta baixar o jogo completo. Não gostou? Pelo menos economizamos o download.

Segurança reforçada

A partir do Oreo temos o Google Play Protect, que pode ser entendido como o “Windows Defender do Android”. Basicamente é uma suíte de segurança embutida no próprio sistema dedicada a proteger você de ataques e arquivos maliciosos.

Outras novidades

Continua após a publicidade

Temos também algumas alterações menores, mas que merecem destaque:

  • Gerenciador de arquivos: está mais organizado e incorporou funções. Vale a pena conferir.
  • Wifi inteligente: checa a qualidade e velocidade da rede antes mesmo de você se conectar.
  • Rescue Party: oferece opções para o usuário caso o smartphone passe a ter um problema de inicialização (o “boot loop”).
  • Ícone adaptativos: novidade para o desenvolvedor, que agora precisa criar somente um tipo de ícone (em vez de um quadrado, outro redondo…).
  • Novos Emojis: agora estão incorpotados no próprio sistema.

Fontes: GadgetHacks, Times Now News, MakeUseOf