Alguns dos recursos mais interessantes e úteis que chegaram com o Android Oreo

Alguns dos recursos mais interessantes e úteis que chegaram com o Android Oreo

Por Pedro Cipoli | 06 de Março de 2019 às 19h45

Muitos já estão bastante curiosos sobre as novidades que a Google trará no Android Q, ou Android 10. Porém, a maioria dos aparelhos ainda nem está rodando o Android 9 Pie, com o Android 8 Oreo chegando só agora a vários aparelhos populares. Aliás, muitos não conhecem as principais novidades trazidas pelo Oreo, que foi lançado em 2017.

Diversas mudanças são bastante sutis, é verdade, e a seguir vamos explorar alguns delas:

Economia de bateria e novo menu

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Muitos utilizavam algum gerenciador de bateria nas primeiras versões do Android, que acabou adotando uma versão embutida (Doze) a partir do Android Marshmallow. Melhorou? Melhorou, mas não o bastante. A partir do Oreo, o Android passou a ter o Background Execution Limits, que coloca rédeas nos apps que rodam em segundo plano. Ou seja, não é necessário ficar preocupado se o aplicativo tal ainda está consumindo energia, já que o sistema faz isso automaticamente.

Aliás, o menu de bateria fico mais moderno e incorporou algumas opções extras, como o brilho adaptativo. Vale a pena dar uma olhada e ver quais são as novidades.

Seleção inteligente de textos

Aqui temos uma inovação sutil, mas com a qual nos acostumamos rapidamente. Agora o Android “sabe” qual é o tipo de informação que queremos selecionar, como o número de um telefone, por exemplo, e já seleciona tudo automaticamente. Depois, basta colar em outro lugar (como o telefone) que os traços serão automaticamente excluídos, colando somente os números.

Preenchimento automático de textos

Um recurso valioso para quem usa o LastPass ou Dashlane agora faz parte do Android. Sabe o preenchimento automático do Chrome ou do Firefox? O Oreo o incorporou em todo o sistema, não apenas no navegador.

Picture-in-Picture

Talvez o recurso mais propagandeado do Android Oreo, o PiP funciona em alguns aplicativos e é uma boa pedida para quem tem tela grande. Entre eles o Netflix, o VLC e o YouTube (se você assina a versão paga), que passam a rodar em uma pequena janela enquanto você faz outra coisa no celular.

Como funciona? Basta pressionar o botão Home que o aplicativo já entra no modo PiP automaticamente.

Controle de notificações

Notificações são uma excelente forma de chamar a nossa atenção instantaneamente, mas elas rapidamente passam a incomodar conforme vários apps o fazem ao mesmo tempo. Agora você pode classificar os apps de acordo com a sua prioridade, assim como atribuir níveis para cada um.

Dá um trabalho ver app por app, mas certamente compensa no longo prazo, já que selecionamos os aplicativos que realmente merecem a nossa atenção.

Soneca (nossa e dos apps)

Dormir mais uns 15 minutos? 30 minutos? Por que não (e quem nunca)? Basta deslizar o alarme para a direita e dormir mais alguns minutos.

O recurso funciona também com os aplicativos. Precisa de uma pausa de notificações do Twitter ou do Instagram? Basta arrastar a notificação para a direita e silenciar as notificações por um tempo determinado (30 minutos, 1 hora, 2 horas).

Opções de app na página inicial

Alguns chamam este recurso de Touch 3D, fazendo uma referência aos iPhones, mas aqui trata-se apenas de um recurso de software. O funcionamento é semelhante: basta clicar e segurar em um ícone da tela inicial e ver as opções que aparecem.

Cada app conta com opções diferentes, e certamente ajuda o nosso dia a dia nos oferecendo acesso rápido às opções mais comuns.

Modo noturno

Presente em alguns aparelhos já há algumas versões, o modo noturno do Oreo agora chegou para todos. Basta atribuir um horário para início e fim e a intensidade do efeito, que dá uma tonalidade âmbar à tela. Ou seja, diminui a luz azul em todo o sistema para não perturar o clico de sono da pessoa.

Testar antes de baixar

Um recurso para lá de interessante que se tornará cada vez mais comum é o “Testar Agora”. Alguns apps, como o Clash Royale, já trazem essa opção. Não é necessário baixar o jogo para ver como ele é: basta jogar um pouco dentro da própria Play Store. Se gostar, basta baixar o jogo completo. Não gostou? Pelo menos economizamos o download.

Segurança reforçada

A partir do Oreo temos o Google Play Protect, que pode ser entendido como o “Windows Defender do Android”. Basicamente é uma suíte de segurança embutida no próprio sistema dedicada a proteger você de ataques e arquivos maliciosos.

Outras novidades

Temos também algumas alterações menores, mas que merecem destaque:

  • Gerenciador de arquivos: está mais organizado e incorporou funções. Vale a pena conferir.
  • Wifi inteligente: checa a qualidade e velocidade da rede antes mesmo de você se conectar.
  • Rescue Party: oferece opções para o usuário caso o smartphone passe a ter um problema de inicialização (o “boot loop”).
  • Ícone adaptativos: novidade para o desenvolvedor, que agora precisa criar somente um tipo de ícone (em vez de um quadrado, outro redondo…).
  • Novos Emojis: agora estão incorpotados no próprio sistema.

Fontes: GadgetHacks, Times Now News, MakeUseOf

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.