Problemas com a fatura? App monitora minutos gastos e SMS enviadas do celular

Por Aline Pereira

Você sabe como monitorar os minutos que gasta em cada ligação que faz no seu celular? E como saber se as SMS enviadas já superaram o limite que a sua operadora oferece mensalmente? Muitas pessoas acabam se tornando vítimas dos planos "controlados" de telefonia móvel que as operadoras brasileiras dispõem porque não conseguem acompanhar quanto estão gastando diariamente em cada ligação feita ou em cada mensagem enviada.

Se você utiliza um desses tipos de planos "Fale 100 minutos e envie 100 SMS por mês por um valor fixo", certamente já deve ter sido surpreendido em algum momento com uma fatura que estava além do preço fixo mencionado. Isto acontece porque é muito difícil para os usuários monitorarem quantos minutos estão utilizando em cada mínima ligação feita.

Identificou-se com o problema? Não se preocupe! Existe um aplicativo chamado Callistics (Estatísticas de Ligações) que monitora facilmente quantos minutos foram gastos em cada ligação, além de limitar seu aparelho celular para enviar apenas uma quantidade especifíca de SMS por mês e, assim, evitar surpresas desagradáveis no final do mês. Gostou da novidade? Então siga o passo a passo e aprenda com o Canaltech a configurar e utilizar o app de monitoramento.

O Callistics está disponível apenas para aparelhos com Android a partir da versão 2.3 do sistema operacional. Ele pode ser baixado no Google Play através deste link.

Passo 1: Instale o Callistics e abra o aplicativo. Ao ser aberto pela primeira vez, o app automaticamente te mostrará estatísticas das últimas ligações realizadas e de quantas SMSs foram enviadas no período selecionado.

Passo 2: Clique no botão localizado no canto inferior esquerdo do seu celular (aquele com vários tracinhos ou pontinhos). Em seguida, clique em configurações.

Passo 3: Ao acessar as configurações, inicialmente informe o primeiro dia de tarifação da sua conta. Este dado varia de acordo com a data de vencimento da sua fatura. Portanto, este período de tarifação poderá ser encontrado na própria fatura.

Passo 4: Depois, selecione a opção "Limite de tempo para chamadas" e em "Minutos de chamadas realizadas" insira quantos minutos no máximo você deseja gastar em ligações durante o mês. Lembre-se que este valor está em minutos.

Passo 5: Selecione a opção "Limite de mensagens" e em "Mensagens enviadas" digite o número de mensagens que o seu plano permite que sejam enviadas mensalmente sem pagar nenhum valor adicional.

Dependendo da sua operadora, é possível que você participe de algum plano ou promoção que permite cadastrar contatos para os quais você poderá ligar gratuitamente - são os casos das chamadas ilimitadas para números da mesma operadora. Nestes casos, estas pessoas não deverão ser inclusas nos minutos disponíveis do seu plano, certo? Pensando nisso, o Callistics também disponibilizou um recurso onde até 6 contatos deste tipo poderão ser adicionados.

Passo 6: Selecione "Lista de números excluídos" e na tela seguinte, clique no botão de "+" localizado no canto superior direito do aplicativo. Sua lista de contatos será aberta. Adicione os contatos para os quais você pode realizar ligações livremente.

Viu só como é simples?! Ao finalizar estas configurações você poderá utilizar seu aparelho celular com mais liberdade sem realmente se preocupar com o valor da fatura no final do mês. Lembre-se que cada plano de telefonia móvel pode oferecer um pacote diferente. Desta forma, você deverá configurar seu aparelho de acordo com os dados especifícos do seu plano.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/celular/60125-android-monitorar-chamadas-smss-enviados.htm