Como descobrir se um aplicativo é perigoso para o seu Android?

Por William Nascimento

Os aparelhos equipados com Android apresentam um risco maior relacionado a aplicativos maliciosos, quando comparamos com dispositivos iOS e com Windows Phone. Por isso, é importante tomar algumas precauções para evitar que seu aparelho seja atingido por malwares.

Nós, do Canaltech, abordaremos alguns meios práticos e eficazes para que você tenha segurança, além de não correr o risco de ter seus dados particulares espionados por terceiros. Visto que o Google não aprova manualmente os aplicativos em sua loja - ao contrário da Apple, que checa um por um -, é necessário seguir as recomendações abaixo.

Cuidado com aplicativos não listados na Google Play Store

O Android permite que você instale aplicativos que não estejam listados na Google Play Store. Tal liberdade permite maior customização do aparelho e adiciona mais opções, como a possibilidade de instalar aplicativos da Amazon App Store, por exemplo. Mas essa prática pode trazer enormes riscos ao seu aparelho. Assim como no Windows, você pode obter um instalador ou arquivo em qualquer lugar na internet para realizar a instalação em seu dispositivo.

Pessoas mal intencionadas podem adicionar atribuições maliciosas nestes arquivos e distribuí-los na web. Infelizmente não há como ter certeza da confiabilidade do aplicativo. Pode ser que o app funcione normalmente sem que você note qualquer irregularidade. No entanto, é possível que ele esteja monitorando seu aparelho e enviando seus dados a outras pessoas.

Mesmo aplicativos instalados dentro da loja de aplicativos do Google não são 100% garantidos no que diz respeito à segurança. No entanto, se um software é descoberto como mal intencionado, ele é prontamente removido da loja.

Assim, antes de realizar o download de um aplicativo fora da loja oficial do Google, verifique se o app em questão possui alternativas dentro dos domínios do gigante. Pense bem antes de arriscar seu aparelho com conteúdo de terceiros. A maior parte dos malwares disponibilizados para aparelhos com Android é proveniente de aplicativos que não estavam listados na loja padrão.

Caso instale um aplicativo fora da Play Store, certifique-se de utilizar um dos diversos scans ou antivírus disponibilizados para aparelhos com Android. Mesmo que não sejam perfeitos, os antivírus podem encontrar algum arquivo malicioso em seu aparelho. Se um arquivo do gênero for encontrado, não exite em removê-lo.

Ao instalar um aplicativo tenha atenção com permissões sem sentido

Alguns aplicativos disponíveis na loja oficial para aparelhos Android pedem muitas permissões ao usuário. Por exemplo, se um aplicativo de reprodução de músicas requerer permissão para seus contatos, localização e acesso a suas mensagens, fique atento pois é algo suspeito.

Este sistema que utiliza permissões é um sério problema no ecossistema Android, algo inexistente no iOS da Apple. Caso recuse as permissões requisitadas, o usuário não conseguirá realizar a instalação do aplicativo, o que é frustrante. No entanto, a atenção e bom senso são requisitos importantes para a análise de permissões. Veja se realmente o aplicativo vai precisar de tudo o que ele está lhe pedindo. Muitos apps utilizam alguns de seus dados para oferecer anúncios publicitários voltados às suas atividades e gostos. Provavelmente este não seria um motivo pra você deixar de instalar um aplicativo de sua preferência.

Permissão de aplicativos

Permissões relacionadas a atualizações podem ser negadas com maior facilidade. Caso faça isso, seu aplicativo apenas não será atualizado e você poderá utilizá-lo normalmente sem a nova atualização oferecida pela desenvolvedora.

Verifique as avaliações e reputação do aplicativo

Uma característica interessante da Play Store é a possibilidade de visualizar as avaliações e comentários de usuários de cada aplicativo. Antes de instalar uma determinada aplicação, fique atento aos dizeres de alguns usuários. Tais comentários serão muito interessantes para você se manter protegido.

Certas análises podem ser tão detalhadas que você poderá decidir se o aplicativo é realmente o que você espera dele. Além disso, você poderá se manter seguro por, em alguns casos, ler sobre denúncias de uso indevido de dados pelo aplicativo. Portanto, não despreze a reputação dos aplicativos listados na loja oficial do Google. Se a credibilidade do aplicativo não for boa, talvez seja melhor você procurar outra alternativa mais confiável.

Avaliações de aplicativo

Por exemplo, se o aplicativo foi instalado por menos de 100 pessoas e é mal avaliado com comentários negativos, provavelmente o app não vale o seu tempo e poderá ser potencialmente perigoso. Por outro lado, se uma aplicação tem quatro ou cinco estrelas e for instalado por mais de um milhão de usuários, a probabilidade de que ele seja confiável é muito grande. Mas fique atento, pois nem sempre só a quantidade de pessoas é garantia de qualidade. Alguns aplicativos ruins conseguem enganar um grande número de usuários.

Outro fator importante é a reputação do desenvolvedor. Verifique quais os aplicativos desenvolvidos pela empresa e qual é a reputação da maioria deles. Esta prática é recomendável para aplicativos relacionados ao seu banco. Fique atento com o objetivo de analisar se o aplicativo que você irá instalar é realmente desenvolvido pelo sua instituição financeira. Existem vários aplicativos produzidos para confundir o usuário e roubar seus dados bancários.

Mantenha seu sistema atualizado

Uma das maneiras simples e eficientes de manter seu Android seguro é por meio das atualizações do sistema. O Google trabalha para disponibilizar melhores técnicas de segurança em seu sistema operacional. Por isso, mantenha seu dispositivo atualizado para receber uma proteção mais eficiente contra possíveis malwares que podem surgir em atualizações de aplicativos já instalados em seu dispositivo.

Sistema atualizado Android

Recentemente o Google reforçou o sistema de segurança do Android contra malwares. Até então, a empresa escaneava os aplicativos somente durante a instalação. Agora essa varredura é feita pelo sistema regularmente. Desta forma, o Google espera aprender mais sobre aplicações maliciosas para dispositivos móveis e detectar de maneira mais eficiente ameaças que podem aparecer após a instalação de um aplicativo que burlou os sistemas de segurança utilizados na Play Store.

Como acontece com qualquer software, não há maneira 100% confiável para saber se o aplicativo contém ou não um malware. Por isso, siga as dicas acima para proteger seu aparelho e sua privacidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.