6 aplicativos para fazer videochamadas no Android

Por Douglas Ciriaco

Um dos recursos mais conhecidos do iPhone é o FaceTime, um sistema nativo do dispositivo da Apple para realizar videochamadas. Mas e o Android conta com algum recurso do tipo? Sim!

Há tanto um recurso nativo, presente nas versões mais recentes do sistema operacional mobile do Google quanto uma série de aplicativos que você pode instalar em seu tablet ou smartphone para conversar com voz e vídeo. Eles funcionam basicamente da mesma forma, então selecione aquele que for do seu gosto.

1. Hangouts

O Google Hangouts foi chegando devagarinho e virou o app de comunicação oficial do Android, sendo, inclusive, o aplicativo nativo para envio e recebimento de SMS. Se você chegou a ser usuário do Google+, deve se lembrar que ele começou lá como o sistema de comunicação instantânea com texto, voz e vídeo da rede social.

Videochamada no Android

No Android, ele funciona de forma semelhante: você pode iniciar uma videochamada (individual ou em grupo) e conversar inclusive com alguém que usa o serviço pelo iOS ou pelo navegador — além do Google+, ele também funciona dentro do Gmail, substituindo o Gtalk.

2. Skype

O bom e velho Skype tem uma versão de respeito para Android, oferecendo no portátil tudo aquilo que você já conhece do computador. E, convenhamos, se tem um nome que merece respeito quando o assunto é videochamada, este nome é Skype — mesmo depois de ele ter sido vendido para a Microsoft.

Videochamada no Android

E aqui está presente aquela praticidade de sempre: basta abrir o aplicativo, encontrar o contato e iniciar uma chamada. Da mesma forma que no Hangouts, você pode conversar a partir do Android com pessoas que usam o Skype em outras plataformas — Windows, Windows Phone e iOS.

3. Viber

Apontado por muitos como o possível sepultador do WhatsApp, o Viber ainda não decolou em termos de número se comparado com o seu principal rival, apesar de ter mais recursos. Mas além de ele permitir chamadas de voz não somente para outros usuários do Viber como para números de telefone fixo e móvel, o app também conta com o recurso da videochamada.

Videochamada no Android

A partir do Viber no Android você pode se comunicar com qualquer outro usuário do serviço, independente da plataforma utilizada por ele. O serviço também pode ser sincronizado com o computador para você usá-lo a partir de um PC ou de um Mac.

4. Imo

Também um veterano das videochamadas, o Imo oferece todos os recursos básicos de um mensageiro instantâneo, mas vai além: aqui, você pode ligar para seus contatos gratuitamente usando a sua conexão com a internet. Obviamente, para estar nesta lista ele também conta com as chamadas em vídeo.

Videochamada no Android

Seus desenvolvedores garantem que o app trabalha bem com imagens em alta definição e funciona corretamente até mesmo em conexões mais lentas. É uma boa opção para quem quer fugir dos “grandes nomes” deste gênero.

5. Tango

Outro nome não muito conhecido do grande público, mas nem por isso menos valioso do que os demais nesta lista, é o Tango. Ele tem milhões de usuários ao redor do mundo, uma interface bem amigável e apresenta suporte para videochamadas em alta definição.

Videochamada no Android

Além disso, o básico também está aqui: troca de mensagens de texto, fotos e vídeos, bem como emojis, stickers e tudo o que você precisa para ser feliz com seus amigos em um mensageiro instantâneo.

6. ooVoo

A última dica é o ooVoo, aplicativo que vai além da simples videochamada e permite que você se reúna em grupo durante uma transmissão de vídeo, algo parecido com o Hangouts. Aqui, cada um em seu aparelho, você e seus amigos podem criar uma transmissão coletiva em que todo mundo vê e é visto.

Videochamada no Android

Os desenvolvedores garantem que o aplicativo conta com uma tecnologia capaz de reconhecer as limitações da sua conexão, adaptando as chamadas às possibilidades da sua internet. Além disso, chamadas de voz, mensagens de texto e troca de fotos também são possíveis com o ooVoo.

Sabe de algum aplicativo para videochamadas que não está nesta lista? Compartilhe a sua dica com todo mundo escrevendo nos comentários aqui embaixo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.