Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 novos recursos que chegarão em breve ao Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Novembro de 2022 às 11h31

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Continua após a publicidade

A Microsoft lançou uma versão prévia do Windows 11 para testadores com um conjunto de novos recursos bastante interessantes. Um novo botão "Pesquisar" e uma seção de filtragem do Gerenciador de Tarefas são alguns dos destaques da atualização 22621.891 e 22623.891.

Os cadastrados no programa Windows Insiders podem ter recebido uma duas versões mencionadas acima. Ambas possui as funcionalidades listas, com a diferença que na primeira os novos recursos estão sendo efetivamente lançados e na segunda eles estão presentes, porém desativados por padrão.

A Gigante de Redmond explicou, quem receber uma compilação anterior, precisará verificar se há atualização disponível no Windows Update para ter acesso a todas as novidades implementadas. Insiders que estavam anteriormente na Build 22622 serão movidos automaticamente para a Build 22623 por meio de um pacote de habilitação.

6. "Novo" Gerenciador de Tarefas

Busque rapidamente por processos com a nova barra de pesquisa (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Busque rapidamente por processos com a nova barra de pesquisa (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O Gerenciador de Tarefas ganhou uma barra de pesquisa na parte superior da tela. Ali você poderá pesquisar pelo nome do processo ou do programa desejado para visualizar mais facilmente.

Segundo a Microsoft, o ajuste do Gerenciador de Tarefas era uma das principais solicitações dos usuários, porque facilita a localização dos processos. O recurso permite destacar certas categorias para encerrar tarefas ou apenas monitorar o desempenho dos aplicativos/serviços em execução.

Continua após a publicidade

Os Insiders com acesso ao recurso podem otimizar a filtragem até incluindo palavras-chave de contexto. O algoritmo de busca vai apresentar todas as correspondências possíveis e as aplicará a todas as guias do utilitário. É possível até usar o atalho de teclado ALT+F para acessar rapidamente a caixa de filtro de pesquisa.

O Gerenciador também recebeu suporte à seleção de temas na guia de configurações. Isso significa que você pode usar um tema claro no sistema inteiro e optar pelo escuro apenas no utilitário. A melhoria se estende a quase todas as caixas de diálogo do aplicativo, exceto em "Executar nova tarefa" e "Propriedades".

5. Ativação do modo de eficiência

Ao marcar a opção, você não precisará ver a janela de confirmação novamente (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Ao marcar a opção, você não precisará ver a janela de confirmação novamente (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Continua após a publicidade

O "Modo de eficiência" permite otimizar os processos do computador para reduzir o uso do processador, memória RAM, disco e internet. Antes, era necessário ativá-lo manualmente e refazer o processo toda vez que iniciar a máquina. Agora, haverá uma opção "Não me pergunte novamente" para facilitar a ativação ou desativação do recurso em definitivo.

4. Adeus botão de pesquisa da Barra de Tarefas

O botão de pesquisar foi trocado por uma pequena barra (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
O botão de pesquisar foi trocado por uma pequena barra (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Uma das novidades que podem chegar em uma atualização futura do Windows é a mudança do botão de pesquisar, que fica originalmente posicionado ao lado do Menu Iniciar. Em algumas compilações do sistema, esse ícone foi trocado por uma barra de pesquisa.

Continua após a publicidade

Nada mudou em termos de funcionalidade, já que ainda é necessário clicar no botão para abrir o menu de busca. Porém, a nova aparência deixa mais claro do que se trata a opção.

O novo ícone é três vezes maior que os demais, ocupando um espaço de muito mais destaque na barra de tarefas. Quando é clicado, o botão muda para a cor azul e uma animação é aplicada à lente de aumento.

3. Backup de configurações do Windows

Os desenvolvedores liberaram uma função para o usuário fazer backup das configurações aplicáveis ​​em sua conta da Microsoft. É possível sincronizar esses ajustes em qualquer dispositivo com Windows e no Microsoft Office.

Continua após a publicidade

2. Pesquisa de emojis em idiomas orientais

Outra mudança do Windows 11 é a melhoria na pesquisa por emojis para os idiomas japonês e chinês simplificado. A principal dificuldade é associar as imagens aos caracteres em manipular Kana/Kanji e Pinyin, fazendo a correta associação às letras do alfabeto latino.

1. Correção de bugs

  • A Microsoft corrigiu um problema que fazia com que o ícone "não perturbe" desaparecesse quando o modo era ativado. Isso impedia que o usuário voltasse ao estado inicial quando desejasse;
  • Também foram corrigidas várias falhas do processo "explorer.exe" que afetava o desempenho da barra de tarefas. Quem usa o Windows 11 desde o início já deve ter notado que alguns ícones simplesmente travam e a única forma de restaurar era reinicializando o Explorer;
  • Outro ajuste que merece menção é o bug que impedia a localização de bastas pelo Explorador de Arquivos. A busca, às vezes, não conseguia exibir o resultado desejado, mesmo que a pasta ou o arquivo estivesse no local;
  • Por fim, a empresa corrigiu um problema que afetava a impressão no modo paisagem no Microsoft Edge. A saída de impressão estava incorreta e ocorria quando as pessoas usavam o Microsoft Defender Application Guard, possivelmente devido algum conflito.
Continua após a publicidade

A empresa não divulgou um cronograma de lançamento para usuários da versão estável do Windows 11.