Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G é mais para empresas do que para o consumidor final, diz fundador da Huawei

Por| 01 de Junho de 2020 às 16h30

Reprodução
Reprodução
Huawei
Tudo sobre Huawei
Continua após a publicidade

Por mais irônico que isso possa parecer, vindo de uma empresa que já lista em seu site oficial pelo menos três smartphones que ofereçam essa conexão, a Huawei acredita que o 5G será mais benéfico às empresas do que ao consumidor final. Isso segundo fundador e presidente da empresa Ren Zhengfei, que fez a afirmação em entrevista ao jornal chinês South China Morning Post.

De acordo com o executivo, o 5G, caso seja adotado em larga escala apenas como uma ferramenta de maior velocidade de internet e largura de banda móvel, será uma falha completa. Ele cita vários exemplos empresariais para reforçar seu posicionamento: o Shongshan Lake Park, na China, foi construído usando tecnologia 5G, bem como a petrolífera Saudi Aramco (também conhecida como “Saudi Oilfield”), que construiu um parque industrial com a quinta geração de internet móvel.

O Huawei Enjoy Z, um smartphone com capacidade 5G já à venda pela empresa: segundo fundador, porém, nova conexão com a internet será bem mais vantajosa para empresas e não consumidores (Imagem: Divulgação/Huawei)
O Huawei Enjoy Z, um smartphone com capacidade 5G já à venda pela empresa: segundo fundador, porém, nova conexão com a internet será bem mais vantajosa para empresas e não consumidores (Imagem: Divulgação/Huawei)

Zhengfei argumenta que o 5G permitirá às empresas diversas possibilidades de automação que eram simplesmente impensáveis na época do 4G, especificamente citando companhias que atuam em processos de manufatura e inteligência artificial. O executivo nominalmente fala da indústria de aviação e outros setores que tenham “chão de fábrica”, porque o 5G traz grande largura de banda e baixa latência, além de outros benefícios de extrema importância para empresas.

“Nós acreditamos que o maior uso [do 5G] agora seja para as empresas, ou seja, sua aplicação comercial para que pessoas criem coisas mais avançadas”. Citando o Brasil, o executivo passou a listar diversos exemplos pontuais: “Uma mina a céu aberto no Brasil pode trocar a sua força de trabalho por controle 5G, enquanto fazendas de grande porte podem usar automação via 5G. Tratores seriam capazes de cultivar o solo por 24 horas, desde que você se lembre de colocar combustível neles”.

Ren Zhegnfei, fundador e presidente global da Huawei (Foto: Reprodução/EPA-EFE)
Ren Zhegnfei, fundador e presidente global da Huawei (Foto: Reprodução/EPA-EFE)

“Se em lugares como a África houvesse maquinário agrícola trabalhando 24 horas por dia, o quão bom essas tecnologias seriam para o país”, continuou Zhengfei. “Existem inúmeros usos para o 5G em seu formato atual, é uma tecnologia nova ainda. E ela ainda nem chegou a um nível muito forte de uso de funções. Ela ainda vai crescer mais nos próximos anos”.

Ren Zhengfei também estabeleceu uma previsão — ainda que sem nenhum embasamento — sobre a chegada de uma geração seguinte: segundo ele, o 6G ainda não ultrapassou a barreira das pesquisas em teorias, ou seja, zero aplicação prática neste momento. No entanto, o presidente da Huawei argumenta que ele deve chegar em meados de 2030.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizchina