Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como criar um hiperlink

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Julho de 2021 às 14h50

javi_indy/envato
javi_indy/envato
Continua após a publicidade

Se você gosta de navegar e ler textos na internet, já deve ter se deparado com termos ao longo do conteúdo destacados em cores diferentes de preto, em geral, em azul, que, ao clicar te leva a outra página. O nome disso é hiperlink, ou simplesmente link.

Ele serve para conectar ao texto informações complementares, que você pode ler naquele momento ou posteriormente e podem trazer mais referências para tornar o conteúdo mais rico, além de não deixar o texto tão longo e extenso.

Ao clicar nele, pode-se abrir uma caixa de texto e continuar na página ou mesmo ir para algum outro endereço ou ser uma conexão direta com algum download de programa ou aplicativo, por exemplo.

Este tipo de recurso pode ser bastante útil seja em e-mails ou documentos para que as pessoas acessem outros materiais além do seu texto. Veja abaixo como surgiu e como criar hiperlinks no seu e-mail ou documento de texto do Google.

Como surgiu o hiperlink

O termo surgiu graças ao livro “As We May Think”, de 1945, que trata de uma história onde é possível conectar duas páginas repletas de informação pulando outras diretamente. O termo foi adotado pelo filósofo e sociólogo, Ted Nelson em 1965, pioneiro da Tecnologia da Informação.

Ele passou a aplicar o conceito em documentos de computadores e, em 1968, criou o hiperlink dentro de um arquivo. Alguns anos depois, foi possível fazê-lo para conectar documentos separados.

Em 1983, foi implementado o sistema HyperTIES, usado em jornais eletrônicos. O hiperlink só passou a ser usado em computadores pessoais em 1987, com o Macintosh. No caso dos Windows, ele surgiu apenas na versão 3.0.

Continua após a publicidade

A tecnologia foi revolucionária, pois antes dela, para chegar em outra página, você precisava passar pelas demais, percorrendo todo o caminho até ela. Com o hiperlink, bastava um clique e você chegava onde desejava.

Como criar um hiperlink no e-mail

Passo 1: acesse seu e-mail e clique em “Escrever”, digite a mensagem e selecione qual termo terá o hiperlink que deseja colocar.

Escreva o e-mail e selecione o termo no qual deseja colocar o hiperlink (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Escreva o e-mail e selecione o termo no qual deseja colocar o hiperlink (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Continua após a publicidade

Passo 2: clique no ícone de link na parte debaixo do seu e-mail.

Clique em link para inserir o endereço da URL (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Clique em link para inserir o endereço da URL (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: insira o link que deseja compartilhar e clique no botão “Ok”.

Adicione o endereço para criar o link no seu texto (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Adicione o endereço para criar o link no seu texto (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Continua após a publicidade

Passo 4: o seu hiperlink estará criado.

Seu link ficará aparecendo em azul (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Seu link ficará aparecendo em azul (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Como criar um hiperlink no Google Docs

Passo 1: no documento, selecione qual é o termo ou frase que deverá conter o link e clique no ícone de link na barra de ferramentas.

Continua após a publicidade
No documento selecione os termos que devem ter a linkagem (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
No documento selecione os termos que devem ter a linkagem (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: será aberta uma caixa de diálogos, insira o endereço da URL e clique em aplicar.

Adicione a URL de destino do seu hiperlink (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)
Adicione a URL de destino do seu hiperlink (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Pronto! Agora você já conhece um pouco mais sobre os hiperlinks e como utilizá-los de duas formas.