Nokia 9 PureView é desbloqueado por digital não registrada e até pacote de bala
Por Thaís Augusto | 22 de Abril de 2019 às 18h16
![Evan Blass/Twitter](https://t.ctcdn.com.br/J7rzUnJswDCp_105mlzY7CDZaAU=/640x360/smart/i343008.png)
![Nokia 9 PureView](https://t.ctcdn.com.br/6iYupdVvCllwZpiEZPOO1cfwlno=/fit-in/100x100/filters:fill(transparent):watermark(wm/prd.png,-32p,center,1,none,15)/i413122.png)
O sensor de impressão digital do Nokia 9 PureView não é tão confiável assim. Pelo menos é isso o que mostra um vídeo do aparelho que anda circulando pelas redes sociais. Na gravação, um usuário consegue desbloquear o smartphone com o dedo de outra pessoa – que supostamente não tem a digital cadastrada no aparelho – e até com um pacote de bala.
Depois da publicação do vídeo, usuários relataram o mesmo problema ao testar o sensor de digital do Nokia 9 PureView. O problema pode estar relacionado com uma atualização disponibilizada pela fabricante na última sexta-feira (19).
Na atualização, a HMD Global, que comprou a Nokia em 2016, pode ter reduzido a sensibilidade do sensor para aumentar sua eficácia. No entanto, a teoria não explica por que apenas alguns dispositivos foram afetados.
Uma resenha do site Android Authority havia classificado o sensor como "essencialmente inutilizável" e "de longe o pior" já testado pelo jornalista que assina a reportagem. As queixas originais eram relacionadas ao fato do sensor não liberar o acesso facilmente.
O desbloqueio por impressão digital, assim como o reconhecimento facial, não é um sistema perfeitamente seguro: muitas vezes, ele pode ser enganado por uma cópia. Recentemente, um usuário enganou o sensor do Galaxy S10 com uma impressora 3D.
Neste caso, impressiona o fato do sensor da Nokia aceitar impressões não registradas e mesmo objetos. O sistema usado pela fabricante é recente: os sensores de impressão digital inseridos no display começaram a ser comercializados apenas no último ano.
Se o problema da Nokia for apenas uma atualização de software, o sensor deve ser corrigido em breve. A empresa foi procurada pelo Canaltech para comentar, mas ainda não respondeu ao contato da reportagem.
Fonte: Android Authority