Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não, não há cervejaria alguma com 1,8 mil vagas de emprego — é só mais um golpe

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 22h00

CBS News
CBS News
Kaspersky
Tudo sobre Kaspersky
Continua após a publicidade

A crise do novo coronavírus (SARS-CoV-2) abalou a economia internacional, causou grandes impactos nas operações das empresas e acabou gerando altíssimas taxas de desemprego em nosso país. Não é de se espantar que, nesse cenário desolador, os brasileiros estejam desesperados para encontrar novas oportunidades profissionais neste início de 2021 — o problema é que os cibercriminosos estão explorando esse desespero.

De acordo com um novo alerta emitido pela Kaspersky, há uma nova corrente maliciosa sendo espalhada pelo WhatsApp que visa enganar internautas desatentos e enviá-los como tráfego para um site monetizado pelos criminosos. O golpe dissemina-se como uma mensagem afirmando que uma famosa fabricante de bebidas alcoólicas estaria retomando suas atividades pós-pandemia, estando com mais de 1,8 mil vagas em aberto.

As oportunidades são diversas: jovem aprendiz, repositor de estoque, ajudante geral, recepcionista, estoquista, segurança, motorista… Informando que o salário inicial seria de R$ 1.280, os golpistas convencem a vítima a acessar o link para participar do processo seletivo. Infelizmente, não há processo algum: tudo o que cidadão encontrará será links para sites mantidos pelos estelionatários e monetizados com anúncios.

“Este é um típico exemplo da relação do cibercrime com as fake news. Os hackers se aproveitam de fatos que geram ansiedade na população e tentam ganhar dinheiro em cima disso. Embora pareça uma ação 'inocente', pois este golpe não traz nenhum dano ou prejuízo ao internauta, esse tipo de esquema ajuda a monetizar o cibercrime e financiá-los para atividades maiores”, diz Fabio Marenghi, analista sênior de segurança da Kaspersky.

Não, não há cervejaria alguma com 1,8 mil vagas de emprego — é só mais um golpe
Imagem: Reprodução/Kaspersky

“Os brasileiros precisam prestar muita atenção quando receberem esse tipo de oferta. Como são correntes, normalmente são enviadas por conhecidos, o que confere uma falsa legitimidade à informação”, comenta Marenghi. O golpe utiliza ainda um texto reciclado de quando a companhia estava, de fato, com vagas abertas; o site no qual o anúncio é republicado, porém, chama-se whatsappdazoeira.com.br, o que não passa credibilidade.

“Ano passado, denunciamos uma campanha que usava a mesma temática das ofertas de emprego para roubar dados de usuários. Não sabemos exatamente quantas pessoas já caíram nesse golpe, mas, pelo fluxo que temos acompanhado, a mensagem está rodando há algum tempo, então é sinal de que está dando certo para os criminosos”, finaliza o executivo.

Continua após a publicidade

Fonte: Kaspersky