Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criminosos usam comentários do Google Docs para enviar links maliciosos

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Janeiro de 2022 às 19h20

Jan Baborák/Unsplash
Jan Baborák/Unsplash
Continua após a publicidade

A ferramenta de comentários nos arquivos do Google Docs está sendo usada como arma de uma nova campanha de phishing, que têm os usuários corporativos como alvo principal. Em meio a colaboradores remotos, pausas de fim de ano e documentos compartilhados, os bandidos se aproveitam de um sistema de notificação por e-mail para disseminar links maliciosos e aplicar golpes contra os utilizadores da ferramenta.

A ideia é se aproveitar dos alertas, enviados a partir de um endereço legítimo do Google, para tentar fazer vítimas. Como o contato é reconhecido, ele tem menos chance de bloqueio por softwares de segurança, enquanto os usuários do Google Docs podem estar acostumados com o recebimento de mensagens assim, aumentando as chances de clique nos sites de phishing e até o download de soluções maliciosas.

O método funciona a partir de qualquer conta do Google, que pode abrir um documento e, ao comentar no texto, marcar o alvo usando o e-mail. Como a mensagem recebida, com a notificação, traz apenas o primeiro nome e a foto da pessoa responsável , aumenta ainda mais a possibilidade de engano, já que, em ataques direcionados, os golpistas podem utilizar a identidade de chefes ou colegas de trabalho. O alerta acompanha o link, com a vítima nem mesmo precisando acessar o documento para ter acesso a ele.

Criminosos usam comentários do Google Docs para enviar links maliciosos
Sistema de notificação de comentários em arquivos do Google Docs está sendo usado por criminosos para disseminar links maliciosos, se aproveitando do endereço legítimo da plataforma (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

De acordo com os especialistas em segurança da Avanan, golpes desse tipo vêm sendo registrados desde outubro de 2021, mas ganharam força em dezembro. O Google já teria tomado atitudes para coibir o envio de links perigosos por meio do recurso, mas a brecha ainda estaria ativa e sendo utilizada por bandidos.

Segundo a empresa, mais de 100 contas falsas estariam sendo usadas para disseminação do golpe, em uma campanha que atingiu, em questão de semanas, mais de 30 organizações e 500 pessoas. Usuários do Outlook seria os preferidos do grupo, assim como os falantes da língua inglesa, idioma no qual as mensagens fraudulentas são compostas.

A recomendação para proteção, porém, é parecida com as que normalmente são dadas nos casos usais de phishing. Enquanto o uso do Google Docs pode passar uma aparência de legitimidade, evitar clicar em links enviados por e-mail segue como o melhor caminho, assim como garantir que a conta que está fazendo o contato efetivamente pertence ao contato de trabalho.

Continua após a publicidade

Aos usuários de sistemas de colaboração como o Google Docs, vale também trabalhar os controles de privacidade para que apenas usuários autorizados possam comentar ou editar documentos. O uso de soluções de segurança também é essencial para auxiliar na detecção de sites fraudulentos, golpes de phishing e outras ameaças cibernéticas.

Fonte: Bleeping Computer