Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bioengenheiros materializam redes vasculares complexas em impressora 3D

Por| 07 de Maio de 2019 às 08h47

Rice University
Rice University
Continua após a publicidade

Os bioengenheiros estão mais próximos de fabricar órgãos e tecidos em impressão 3D. Uma equipe liderada pela Rice University e pela Universidade de Washington desenvolveu uma ferramenta para a impressão de redes vasculares complexas e "requintadamente entrelaçadas". Essas impressões imitam passagens naturais do corpo para sangue, ar e outros fluidos, e eles serão essenciais para órgãos artificiais no futuro.

Durante décadas um dos desafios na replicação de tecidos humanos foi descobrir uma maneira de obter nutrientes e oxigênio no tecido e como remover resíduos. Nossos corpos usam redes vasculares para fazer isso, mas tem sido difícil recriá-los em materiais macios e artificiais.

Essa nova ferramenta supera esses desafios, imprimindo camadas finas de uma solução líquida de hidrogel, que fica sólida quando é exposta à luz azul. Isso permitiu que os cientistas criassem materiais biocompatíveis com intrincada arquitetura interna, similar às redes vasculares do corpo humano.

As descobertas dos cientistas foram publicadas na revista Science nesta semana e todos os dados experimentais são gratuitos e abertos ao público. Embora os pesquisadores digam que estamos apenas começando a entender a forma e a função complexas das estruturas do corpo, eles esperam que isso ajude a tornar os órgãos impressos em 3D uma opção viável, mais cedo ou mais tarde.

Fonte: Engadget