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Google registra patente de sapato para movimentação em realidade virtual

Por| 22 de Novembro de 2018 às 17h05

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Há tempos alguns projetos tentam resolver um dos principais problema de universos em realidade virtual: a movimentação do usuário. Ter de se movimentar por um joystick pode criar uma sensação nada natural que pode tirar a pessoa da imersão proposta pelos headsets convencionais.

Por conta disso, algumas empresas, como a Virtuix, lançaram algumas esteiras para que usuários possam caminhar sem sair do lugar enquanto jogam. Embora seja uma solução eficiente, o tamanho de quase um móvel pode desmotivar muita gente a ter o aparelho em casa.

Por conta disso, a Google está pensando um um protótipo diferente para resolver o problema. A empresa registrou no último dia 15 a patente de uma espécie de par de patins motorizados que pode compensar o andar de uma pessoa enquanto ela utiliza um headset de realidade virtual.

Google registra patente de sapato para movimentação em realidade virtual
Mecanismo seria capaz de manter usuário dentro de uma zona segura (Foto: UPSTO)

O projeto é chamado de “Augmented and/or virtual reality footwear” (ou sapato de realidade virtual e/ou aumentada, em tradução literal). Ele tem uma ideia simples, em teoria: compensar totalmente no caminho inverso os passos de uma pessoa, dando a sensação de que ela está andando, embora não saia do lugar.

A ideia é também que o sapato seja conectado ao headset e reconheça os “cantos” de um ambiente virtual, não permitindo que o usuário vá para além do permitido. Junto disso, também reconhece possíveis perigos no ambiente real do usuário e evita que ele bata em paredes caso ande muito rápido.

Outro ponto interessante da ideia é que o as rodas são omnidirecionais, ou seja, diferente de patins convencionais, aqui, elas viram para todos os lados. Isso permite alguns movimentos típicos dos games, como andar lateralmente.

O projeto ainda é uma patente, apenas. Não há indícios de que isso vá chegar ao mercado. Mas, como a Google pretende garantir legalmente esta ideia, é possível que esteja de fato em desenvolvimento dentro da empresa.

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Uma solução do tipo seria interessante e até mesmo essencial para garantir o futuro da tecnologia, sobretudo nos games. Atualmente, grande parte dos jogos em primeira pessoa sofre exatamente com movimentação, por vezes causando náusea nos usuários.

Fonte: USPTO