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Metade dos usuários do Twitter acham humor em excesso de marcas ultrapassado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Janeiro de 2022 às 13h50

(Imagem: Reprodução/ Charles Deluvio/Unsplash)
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A pesquisa #RealTalk descobriu um dado bastante curioso: mais da metade dos usuários do Twitter acreditam que usar humor em excesso na rede por marcas está ultrapassado. Muitas empresas apelam para esse tipo de abordagem no intuito de engajar melhor as pessoas, mas parece que a estratégia já está ficando manjada.

Companhas que se identificam como “engraçadas” e “brincalhonas” já tem menos apelo do que no passado. Uma em cada duas pessoas pesquisadas disseram que marcas que dependem de humor e piadas podem parecer desatualizados no contexto atual.

Marcas até devem ser descontraídas, mas não podem focar apenas no humor como estratégia (Imagem: Reprodução/Twitter)
Marcas até devem ser descontraídas, mas não podem focar apenas no humor como estratégia (Imagem: Reprodução/Twitter)

Quando a pesquisa se concentrou em pessoas com idades entre 18 e 34 anos, o percentual foi ainda maior. Isso levar muita gente a interpretar que o público do Twitter esteja ficando mal-humorado, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Embora a pesquisa não mencione, o resultado parece estar mais vinculado ao excesso de brincadeiras do que a momentos de descontração ou de pegar carona nos memes. É aquele velho estereótipo de que muita gente esconde a insegurança por detrás do humor ou utiliza piadas para se defender, o que nem sempre é desejado vindo de marcas famosas.

Usuário mais participativo

O mapeamento completo faz uma análise da atuação de marcas e empresas no Twitter com base na opinião dos entrevistados. Foram mais de 5 mil tuítes do mundo inteiro sobre companhias analisados, que ajudam na construção de uma base sólida que permite entender a visão geral sobre o comportamento das marcas.

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Os números de engajamento com marcas cresceram de 2019 para 2020 no Twitter (Imagem: Reprodução/Twitter)
Os números de engajamento com marcas cresceram de 2019 para 2020 no Twitter (Imagem: Reprodução/Twitter)

Uma das informações mais relevantes da pesquisa mostra que o usuário está atento ao que as empresas publicam: de 2019 para 2020, houve um crescimento de 20% nos retuítes, 23% nos tuítes, 35% em retuítes com comentários e 44% de respostas a posts de marcas.

Além disso, 7 em cada 10 pessoas dizem que o "Brand Twitter", ou seja, o uso da plataforma pelas marcas é uma das melhores coisas da rede social. A facilidade de elogiar ou reclamar pode ser um dos fatores que permitem essa avaliação positiva.

Pesquisa #RealTalk e dados curiosos do Twitter

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A #RealTalk é uma pesquisa que analisa os últimos 10 anos de tuítes para criar pesquisas inéditas sobre marcas e o comportamento do consumidor. O levantamento é feito pela empresa Sparker e cientistas de dados da Pulsar Consulting, com abrangência em oito países e coleta das opiniões das pessoas no Twitter.

Criado por especialistas em estratégia de marca do Twitter, a pesquisa traz um novo olhar sobre dados para ajudar os criadores de conteúdo a alcançarem sucesso com a marca. São considerados critérios como:

  • Tom: criar uma voz própria para conversar com a audiência
  • Tópicos: saber em quais assuntos pode ingressar ou contribuir para os debates na plataforma
  • Comunidade: envolver-se autenticamente com as comunidades, com interações verdadeiras e construtivas para consolidar a imagem

Para baixar o relatório completo, é só acessar o hotsite do Twitter, preencher os dados solicitados e fazer a transferência do PDF.

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Fonte: Twitter