Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inbox no Facebook | 10 dicas para dominar mensagens privadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2023 às 14h00

IGN
IGN
Facebook
Tudo sobre Facebook
Continua após a publicidade

O Facebook possui um tradicional recurso que é considerado básico na maioria das redes sociais: um serviço dedicado a bate-papo. O Inbox, formalmente conhecido como Messenger, se destaca pela versatilidade e pode ser acessado através de um computador ou em aplicativos para dispositivos móveis.

O serviço de conversas da rede social de Mark Zuckerberg está disponível para usuários, grupos, páginas e até mesmo para pessoas que não têm conta na plataforma — existe uma maneira de acessar o Messenger sem ter Facebook.

O que é Inbox no Facebook?

O Inbox é a área dedicada à troca de mensagens dentro do Facebook. Além dos tradicionais textos, a ferramenta oferece videoconferências, envio de arquivos multimídia e automatização de respostas.

Nos celulares, o inbox pode ser acessado em um aplicativo voltado para o chat, que é o Messenger. Mas se você deseja gerenciar as conversas de uma página com mais opções, é necessário fazer o download do app Meta Suite Business — plataforma de gerenciamento de páginas do Facebook.

Inbox para pessoas

O recurso mais básico no Inbox do Facebook é a troca de mensagens instantâneas. O serviço foi aperfeiçoado com o tempo e atualmente há uma variedade de ferramentas e recursos que tornam o chat mais útil e flexível, indo além de suas funções essenciais.

Continua após a publicidade

10. Como enviar uma mensagem no Facebook

No Inbox do Facebook, é permitido enviar mensagens diretas para outra pessoa, estando ela em sua lista de amigos ou não — mas lembre-se que um usuário pode restringir quem pode enviar mensagem pare ele.

Veja como iniciar um chat:

No celular

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial do Messenger, toque no ícone de lápis para iniciar uma nova conversa;
  2. Digite o nome da pessoa com quem você deseja conversar;
  3. Toque sobre o perfil ;
  4. Digite a mensagem e toque no ícone de seta para enviar.

    Para conversar com alguém, basta criar uma conversa nova no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para conversar com alguém, basta criar uma conversa nova no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone do Messenger, no canto superior direito;
  2. Na nova janela, clique no botão “Nova mensagem”;

    O botão “Nova mensagem” é utilizado para começar um novo bate-papo no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    O botão “Nova mensagem” é utilizado para começar um novo bate-papo no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  3. Digite o nome da pessoa com quem você deseja conversar;
  4. Clique sobre o perfil quando ele aparecer;
  5. No chat, digite a mensagem e clique no ícone de seta para enviar.

    Depois que você escrever a mensagem, é só clicar no ícone de seta para enviar ou pressionar Enter no teclado (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Depois que você escrever a mensagem, é só clicar no ícone de seta para enviar ou pressionar Enter no teclado (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

9. Como controlar quem pode enviar mensagens para você

Continua após a publicidade

Quando uma pessoa não é sua amiga no Facebook, as mensagens enviadas por ela vão parar em uma pasta de autorização de recebimento, mas é possível fazer com que as conversas sejam entregues diretamente na sua lista de bate-papo. Se for o caso, o Facebook também permite bloquear envios de usuários fora da sua rede de contatos.

No celular

  1. Na tela inicial do Messenger, toque no ícone de três riscos, no canto superior esquerdo;
  2. Toque no ícone de engrenagem, ao lado da foto de perfil;
  3. Deslize a tela e toque na opção “Privacidade e segurança”;
  4. Toque em “Entrega de mensagens”;
  5. Na guia “Possíveis conexões”, filtre quem pode enviar mensagens para você.

    Você pode gerenciar o destino de mensagens enviadas por pessoas fora da sua rede de amizades (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Você pode gerenciar o destino de mensagens enviadas por pessoas fora da sua rede de amizades (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, clique na sua foto de perfil;
  2. Selecione “Configurações e privacidade”;
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Clique na opção “Privacidade”;
  5. Deslize até chegar na sessão “Como você recebe solicitações de contato”;
  6. Edite quem pode enviar mensagens para você.

    As mensagens enviadas por usuários fora da rede de amizades podem ter diferentes destinos, conforme o gerenciamento no menu “Privacidade” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As mensagens enviadas por usuários fora da rede de amizades podem ter diferentes destinos, conforme o gerenciamento no menu “Privacidade” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

8. Como adicionar um arquivo à mensagem

No computador, o Facebook permite que você envie diferentes tipos de arquivos para outros usuários via Inbox. No entanto, o mesmo não acontece no aplicativo para dispositivos móveis, que se limita ao envio de fotos.

No celular

Continua após a publicidade
  1. Acesse uma conversa no Messenger;
  2. Toque no ícone de imagem;
  3. Selecione uma ou mais fotos;
  4. Toque em “Enviar”.

    O aplicativo do Facebook para dispositivos móveis só permite o envio de fotos (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech

No computador

  1. No Messenger, selecione a conversa desejada;
  2. Clique no ícone de imagem, ao lado da caixa de digitação;

    Em qualquer conversa, basta clicar no ícone de fotos para anexar e enviar arquivos (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Em qualquer conversa, basta clicar no ícone de fotos para anexar e enviar arquivos (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  3. Selecione o arquivo que deseja enviar;
  4. Clique em “Abrir”;
  5. Clique no ícone de seta para enviar.

    Com o arquivo devidamente anexado, basta clicar em enviar para que o outro usuário receba o conteúdo (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Com o arquivo devidamente anexado, basta clicar em enviar para que o outro usuário receba o conteúdo (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Inbox para Páginas

Continua após a publicidade

Além da troca de mensagens entre usuários, o Facebook também permite conversas com páginas que estejam com o bate-papo ativo. A função é amplamente utilizada para se comunicar com lojas, marcas e entidades, entre outros tipos de perfis.

7. Como enviar uma mensagem privada para uma Página do Facebook

Você pode iniciar uma conversa com qualquer página no Facebook, desde que ela esteja com o serviço ativado.

No celular

Continua após a publicidade
  1. No app do Facebook, toque no ícone de lupa, no canto superior esquerdo;
  2. Pesquise a página desejada e toque nela;
  3. Toque no botão “Enviar mensagem”, abaixo da foto de perfil;
  4. No chat, digite a mensagem e toque no ícone de seta para enviar.

    Para enviar mensagens para páginas, é só tocar no botão de mensagens no perfil dela (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para enviar mensagens para páginas, é só tocar no botão de mensagens no perfil dela (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone de lupa, no canto superior esquerdo;
  2. Pesquise a página desejada e clique nela;

    Você pode encontrar qualquer página digitando o nome dela na barra de pesquisas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Você pode encontrar qualquer página digitando o nome dela na barra de pesquisas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  3. Clique no botão de mensagens, ao lado do botão “Curtir”;
  4. No chat, digite a mensagem e clique no ícone de seta ou pressione Enter para enviar.

    As janelas de bate-papo com páginas ficam disponíveis em todas as telas na versão para computador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As janelas de bate-papo com páginas ficam disponíveis em todas as telas na versão para computador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

6. Como ver as mensagens da sua Página

Continua após a publicidade

Você pode visualizar as mensagens da sua página usando o Messenger no seu dispositivo móvel ou um navegador para PC.

No celular

  1. Na tela inicial do Messenger, toque no ícone de três linhas;
  2. Toque no ícone de perfil e selecione para a página desejada.

    Nos dispositivos móveis, você pode ver as mensagens da sua página no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Nos dispositivos móveis, você pode ver as mensagens da sua página no Messenger (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, clique no ícone de perfil;
  2. Clique em “Ver todos os perfis”;

    Você deve entrar como perfil da página para ter acesso às mensagens recebidas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Você deve entrar como perfil da página para ter acesso às mensagens recebidas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  3. Selecione na página desejada;
  4. Clique no ícone de mensagem, no canto superior esquerdo.

    As mensagens recebidas são acessadas pelo botão de mensagens, quando o perfil é alternado para a página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As mensagens recebidas são acessadas pelo botão de mensagens, quando o perfil é alternado para a página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

5. Como ativar ou desativar mensagens na sua Página

Somente administradores da página têm acesso a esse recurso, não sendo possível alterar o status na condição de moderador ou editor.

No celular

  1. Na tela inicial do app, toque na foto de perfil, no canto inferior direito;
  2. Toque no ícone de seta para baixo;
  3. Selecione a página desejada;
  4. Na tela inicial da página, toque na foto de perfil, no canto inferior direito;
  5. Deslize a tela e selecione “Configurações e privacidade” e depois “Configurações”;
  6. Toque em “Configurações da página”;

    Para ativar ou desativar as mensagens de uma página, é necessário acessar as configurações (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para ativar ou desativar as mensagens de uma página, é necessário acessar as configurações (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  7. Toque em “Privacidade”;
  8. Deslize para baixo e selecione “Permitir que as pessoas enviem mensagens para a sua Página?”;
  9. Selecione “Ativado” ou “Desativado”.

    Somente administradores podem ativar ou desativar as mensagens de uma página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Somente administradores podem ativar ou desativar as mensagens de uma página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone de perfil, no canto superior direito;
  2. Clique em “Ver todos os perfis”;
  3. Selecione a página desejada;

    Escolha a página desejada para ativar ou desativar as mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Escolha a página desejada para ativar ou desativar as mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Toque no ícone da página, no canto superior direito da tela;
  5. Clique em “Configurações de privacidade” e em “Configurações”;

    Dentro do página, acesse configurações para ativar ou desativar mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Dentro do página, acesse configurações para ativar ou desativar mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  6. Selecione “Privacidade”, na barra lateral esquerda;
  7. Deslize a tela para baixo e clique em “Permitir que as pessoas enviem mensagens para a sua Página?”;
  8. Selecione “Ativado” ou “Desativado”.

    Para ter acesso ao recurso, é necessário ser administrador da página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para ter acesso ao recurso, é necessário ser administrador da página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

4. Como criar uma mensagem de ausência para sua Página

Se você não estiver presente em determinado período, o Facebook oferece um recurso de mensagem de ausência. As respostas são enviadas automaticamente assim que alguém inicia uma conversa com a sua página.

Veja como configurar:

No celular

  1. No Business Suite, toque no ícone de chat;
  2. Toque no ícone de três pontos, no canto superior direito;
  3. Selecione a opção “Mensagem de ausência”;
  4. Cadastre uma mensagem.

    Após selecionar a automação, você pode personalizar a mensagem ou alterar o status de disponível na hora que quiser.
    Após selecionar a automação, você pode personalizar a mensagem ou alterar o status de disponível na hora que quiser.

No computador

  1. Acesse a sua página através do Meta Suite Business;
  2. Clique em “Caixa de entrada”, na lateral direita da tela;
  3. Clique no botão “Automações”, na parte superior da tela;

    O Facebook oferece um botão dedicado à automação de mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    O Facebook oferece um botão dedicado à automação de mensagens (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Clique em “Criar automação”; no canto superior direito;
  5. Selecione a opção “Mensagem de ausência”;

    As mensagens de ausência são enviadas assim que alguém inicia uma conversa com a sua página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As mensagens de ausência são enviadas assim que alguém inicia uma conversa com a sua página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  6. Deslize a tela para baixo e personalize a mensagem;
  7. Clique em “Salvar alterações”.

    Assim que a mensagem estiver configurada, basta clicar em “Salvar alterações” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Assim que a mensagem estiver configurada, basta clicar em “Salvar alterações” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

3. Como ativar ou desativar as respostas instantâneas às mensagens

Para ter acesso a esse recurso, é necessário ter o aplicativo Meta Business Suite (Android | iOS) instalado no celular. Além disso, somente administradores da página podem fazer a alteração.

No celular

  1. No Business Suite, acesse a página desejada;
  2. Toque no ícone de chat, no canto inferior direito;
  3. Toque no ícone de três pontos, no canto superior direito;
  4. Selecione “Respostas automáticas”;
  5. Toque em “Resposta instantânea”;
  6. Toque no botão “Messenger” para ativar ou desativar as respostas instantâneas.

    No celular, é necessário ter o Meta Business Suite instalado para fazer as alterações (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    No celular, é necessário ter o Meta Business Suite instalado para fazer as alterações (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone de perfil, no canto superior direito;
  2. Clique em “Ver todos os perfis” e escolha a página desejada;
  3. Selecione a opção Meta Business Suite, na barra lateral esquerda;

    Algumas funções avançadas só estão disponíveis no Meta Business Suite (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Algumas funções avançadas só estão disponíveis no Meta Business Suite (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Clique em “Caixa de entrada”, na lateral direita da tela;
  5. Clique no botão “Automações”, na parte superior da tela;

    O botão “Automações” concentra todas as funções de respostas automáticas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    O botão “Automações” concentra todas as funções de respostas automáticas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  6. Clique em “Criar automação”; no canto superior direito;
  7. Selecione a opção “Cumprimentar as pessoas”, na lateral esquerda;

    Ao criar uma automação, o Facebook oferece diferentes categorias de respostas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Ao criar uma automação, o Facebook oferece diferentes categorias de respostas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  8. Clique na opção “Resposta instantânea” e em “Criar automação”;
  9. Clique no botão “Resposta Instantânea” para ativar ou desativar a função.

    Para ativar e desativar respostas instantâneas, é preciso ter acesso de administrador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para ativar e desativar respostas instantâneas, é preciso ter acesso de administrador (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

2. Como criar e usar respostas salvas nas mensagens da sua Página

Esse recurso é feito para quem procura poupar tempo e agilizar respostas para perguntas recorrentes em uma página.

No celular

  1. Na tela inicial do app, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Toque no ícone de seta para baixo e selecione a página desejada;
  3. Toque no ícone de mensagem, no canto superior direito;

    As respostas salvas podem ser usadas no aplicativo principal do Facebook (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As respostas salvas podem ser usadas no aplicativo principal do Facebook (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Selecione a conversa desejada;
  5. Toque no ícone de maleta, ao lado da caixa de texto;
  6. Toque em “Criar”;
  7. Insira titulo, mensagem, foto e toque em “Salvar”;
  8. Selecione a resposta desejada e toque no ícone de seta para enviar.

    As respostas salvas ficam armazenadas no ícone de maleta, próximo à caixa de texto (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    As respostas salvas ficam armazenadas no ícone de maleta, próximo à caixa de texto (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone de perfil, no canto superior direito;
  2. Clique em “Ver todos os perfis” e escolha a página desejada;
  3. Selecione a opção Meta Business Suite, na barra lateral esquerda;

    O Meta Business Suite agrupa funções extras para administradores de páginas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    O Meta Business Suite agrupa funções extras para administradores de páginas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Clique em “Caixa de Entrada”, na barra lateral esquerda;
  5. Selecione a conversa desejada;
  6. Clique no ícone de balão de conversa, acima da caixa de texto;
  7. Clique em “+Adicionar nova”;
  8. Adicione um atalho, insira a mensagem e clique em “Salvar”;

    Além de digitar mensagens, também dá para inserir imagens em respostas salvas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Além de digitar mensagens, também dá para inserir imagens em respostas salvas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  9. Na tela de conversa, clique no ícone de balão de conversa;
  10. Selecione a resposta desejada e clique em “Enviar”.

    Para enviar uma resposta salva, basta clicar sobre ela e pressionar a tecla “Enter” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para enviar uma resposta salva, basta clicar sobre ela e pressionar a tecla “Enter” (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

1. Como definir o status das mensagens da Página como ausente

O Facebook permite definir o status das mensagens de uma página como ausente por até 12 horas. No celular, você só tem acesso ao recurso usando o app Business Suite.

No celular

  1. No Business Suite, selecione a página desejada;
  2. Toque no ícone de chat, na barra inferior;
  3. Toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela;
  4. Selecione “Mensagem de ausência” para ativar o status ausente;
  5. Toque em “Alterar status para Disponível” para ficar online.

    No celular, o status das mensagens de uma página só pode ser alterado no app Business Suite (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    No celular, o status das mensagens de uma página só pode ser alterado no app Business Suite (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

No computador

  1. Na tela inicial, clique no ícone de perfil, no canto superior direito;
  2. Clique em “Ver todos os perfis” e escolha a página desejada;
  3. Selecione a opção Meta Business Suite, na barra lateral esquerda;

    O Business Suite dispõe de recursos avançados para você gerir melhor sua página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    O Business Suite dispõe de recursos avançados para você gerir melhor sua página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)


  4. Clique em “Caixa de entrada”, na barra lateral esquerda;
  5. Clique no botão “Disponível”, no canto superior direito e escolha o status desejado.

    Para alternar a disponibilidade das mensagens, é necessário ser um administrador da página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
    Para alternar a disponibilidade das mensagens, é necessário ser um administrador da página (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

E se você quer continuar aprendendo sobre envio de mensagens na rede social, veja como silenciar ou sair de bate-papos em grupo no Facebook.