Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de PCs registra crescimento recorde no terceiro trimestre

Por| 11 de Outubro de 2019 às 12h00

pixabay
pixabay
Continua após a publicidade

O mercado mundial de PCs cresceu 4,7% no terceiro trimestre deste ano, com comércio de 70,9 milhões de unidades, em relação a 2018. Esse é o maior crescimento no setor desde os números registrados no primeiro trimestre de 2012, segundo o relatório emitido pela firma de análise Canalys nesta quinta-feira (10).

Entre os fabricantes, a Lenovo e a HP foram as campeãs de vendas, com remessas de 17,3 milhões e 16,7 milhões de unidades, respectivamente. A Dell ficou em terceiro lugar, com 12,1 milhões de PCs entre julho e setembro. A Apple ficou na quarta posição, com 5,4 milhões, e a Acer em quinto, com 4,9 milhões.

Mercado de PCs registra crescimento recorde no terceiro trimestre
(Imagem: Divulgação/Canalys)

De acordo com a avaliação, o fim do suporte do Windows 7 com atualizações para o Windows 10, o aumento das compras por parte de lojas para aumentar os estoques visando os feriados, a compra de máquinas pelo Japão para equipar o país por conta da Olimpíada de Tóquio em 2020 e as condições econômicas nos Estados Unidos contribuíram para esse cenário — os fornecedores ianques fizeram mais encomendas antes que as tarifas dos produtos chineses aumentem.

Embora as taxas sobre as máquinas chinesas subam somente em dezembro, as importações representam nada menos do que US$ 37 bilhões em notebooks e tablets orientais.

Apple foi a única que não teve alta na Europa

Como dito, a Apple ficou em quarto lugar, registrando um crescimento de 1,5% na comparação ano a ano. Segundo a Canalys, o motivo da alta foi a volta às aulas nos Estados Unidos, o que gerou o dobro de vendas gerais de Macs no país. Outra razão seria as compras antecipadas, para evitar os anunciados aumentos das tarifas entre novembro e janeiro.

Mercado de PCs registra crescimento recorde no terceiro trimestre
(Imagem: Divulgação/Canalys)
Continua após a publicidade

Na Europa, contudo, o mercado de PCs teve uma participação mais discreta e a única companhia entre as cinco mais bem colocadas do ranking que não vendeu bem por lá foi a Maçã. A incerteza sobre o Brexit e suas consequências restringiram a demanda geral por lá, pois as empresas estão apreensivas com os investimentos a longo prazo — as remessas aumentaram cerca de 2% na região da Europa, Oriente Médio e África, índice abaixo da média global.

Fonte: CNET, 9to5Mac