Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai se chamar Pix

Por| 17 de Fevereiro de 2020 às 11h35

Divulgação
Divulgação
Continua após a publicidade

Na semana passada, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, revelou em entrevista à Globonews o nome do novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil: Pix. De acordo com Campos Neto, o nome foi escolhido pelo órgão regulador responsável por lançar o serviço, previsto para chegar no fim deste ano.

O sistema permitirá transferências imediatas entre contas correntes com uso de QR Code. Entretanto, é válido perceber que, uma vez questionado se poderia falar mais sobre o assunto, o presidente do Banco Central achou melhor não entrar em detalhes: “Já falei que vai chamar ‘Pix’, eu nem sei se podia”, declarou.

Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai se chamar Pix
Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai se chamar Pix

Por sua vez, Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do departamento de operações bancárias e de pagamentos do BC, chegou a revelar em outra ocasião, por meio de uma entrevista ao Valor Investe, que o sistema iria contar com marca e identidade visual.

Em setembro, o Banco Central afirmou que a ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED - Transferência Eletrônica Disponível - e DOC - Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas. Segundo o BC, os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão 24h todos os dias da semana. Atualmente, os pagamentos por transferência são feitos por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, em horário definido pelos bancos de 6h30 às 17h.

Fonte: Valor Investe