Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tubarão-tigre regurgita equidna na frente de cientistas e viraliza

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Junho de 2024 às 18h37

Kris Mikael Krister/Wiki Commons/CC BY 3.0 Deed
Kris Mikael Krister/Wiki Commons/CC BY 3.0 Deed
Continua após a publicidade

Na Austrália, um grupo de biólogos realizava o costumeiro trabalho de campo, quando avistaram um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) literalmente regurgitando uma equidna. É um animal terrestre do gênero Tachyglossus que mais se parece com uma bola de espinhos. Definitivamente, a equipe de preservação da Universidade James Cook (JCU) não esperava ver essa cena inédita na natureza.

O episódio em que um tubarão vomitou uma improvável equidna ocorreu na costa da Ilha Orfeu, localizado na porção norte do estado australiano de Queensland. “Ficamos bastante chocados com o que vimos. Nós realmente não sabíamos o que estava acontecendo”, conta Nicolas Lubitz, biólogo e ex-aluno de doutorado da JCU, em nota.

Após ser regurgitada, os pesquisadores verificaram que a criatura estava morta. No entanto, foi “devolvida” praticamente intacta, com todos os seus espinhos e pernas. Apesar da carcaça espinhenta, o tubarão de 3 m de comprimento não tinha sinais de lesões ou de machucados por ter tentado engolir um animal tão indigesto. 

Tubarão vomita equidna

Por conta do comportamento altamente improvável de um tubarão vomitar uma equidna, a equipe de biológicos não estava preparada e nem tinha câmeras filmando. Então, foi feito apenas um registro fotográfico do momentos posterior ao acontecimento — a criatura que lembra um ouriço ou um porco-espinho é o vulto escuro:

Tubarão vomita equidna na Austrália, o que surpreende biólogos por comportamento inédito (Imagem: Nic Lubitz/Universidade James Cook)
Tubarão vomita equidna na Austrália, o que surpreende biólogos por comportamento inédito (Imagem: Nic Lubitz/Universidade James Cook)

"Alguém me disse para tirar uma foto, então me esforcei para pegar meu telefone", recorda Lubitz. “Consegui tirar apenas uma foto, mas dá para ver o contorno [escuro] da equidna na água”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores ainda não sabem explicar como o animal terrestre foi parar na boca do tubarão. A hipótese mais provável é que o "lanchinho indigesto" estivesse nadando nas águas rasas da ilha e, acidentalmente, foi devorado. Em outras ocasiões, as equidnas já foram observadas nadando, o que dá solidez a essa ideia: 

Apetite voraz

Embora não seja um hábito da espécie comer equidnas, os tubarões-tigre são conhecidos pelo apetite voraz. Eles engolem praticamente qualquer coisa, o que pode incluir aves marinhas, pneus, pedras, placas de veículos e até mesmo uma pequena tela de TV, sem nenhum motivo aparente.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Lubitz explica que “é muito raro que vomitem a comida, mas, às vezes, quando ficam estressados, podem vomitar”. Nesse caso específico, “acho que a equidna deve ter causado uma sensação estranha na garganta”, aposta.

Anteriormente, a equipe avistou outro tubarão-tigre vomitando um pedaço de filhote de dugongo (Dugong dugon) — esta é uma espécie próxima dos peixes-bois e vacas-marinhas. "Ele vomitou um grande pedaço de gordura e depois uma coluna vertebral inteira", detalha Lubitz.

Monitoramento da vida marinha

O episódio em que o tubarão engoliu e vomitou uma equidna é de 2022, mas só foi revelado nesta quinta-feira (6) pela equipe da universidade, quando estão próximos de compartilhar análises feitas nos últimos anos em relação à vida marinha da Austrália. Estudos devem ser publicados ainda este ano.

Continua após a publicidade

Entre 2020 e 2023, a equipe de biólogos instalou rastreadores acústicos em aproximadamente 800 animais, o que inclui diferentes espécies de tubarões da região. Assim, podem descobrir insights sobre o modo de vida dessas criaturas pouco conhecidas.

Fonte: JCU