Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pássaro viraliza ao imitar perfeitamente choro de bebê humano; ouça!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 18h20

Taronga Zoo/Twitter
Taronga Zoo/Twitter
Continua após a publicidade

Alguns pássaros têm a habilidade de vocalizar o que escutam, sejam barulhos ambientes ou até mesmo falas humanas. E um pássaro em especial, que vive em um zoológico da Austrália, conseguiu imitar o choro de um bebê de uma forma bastante fiel à realidade.

O animal em questão é um pássaro-lira, nativo da Austrália, de sete anos de idade e que se chama Echo. O pássaro começou a aprender a imitar bebês há cerca de um ano, de acordo com Leanne Golebiowski, uma das supervisoras do zoológico. Ela acredita que a habilidade foi desenvolvida ao ouvir bebês de visitantes, aperfeiçoando o "choro" ao longo do último ano, ainda que o local esteja fechado desde o começo da pandemia.

Ouça a imitação perfeita de Echo:

Os cientistas contam que o pássaro-lira possui uma siringe, órgão responsável pela produção e emissão de sons dos pássaros canoros, de dar inveja a outras espécies, mesmo que mais simples. O órgão é considerado relativamente primitivo por contar com apenas três pares de músculos, em vez de quatro, mas é extremamente poderoso.

Além de imitar o choro de bebê, pássaros-lira também já conseguiram imitar sons de furadeira e alarme de incêndio, inclusive com a fala "evacue agora". A espécie já é conhecida por conseguir imitar sons antropogênicos, ou seja, sons derivados de atividades humanas, como mostra o vídeo abaixo, do pássaro-lira Chook imitando sons de construção:

Continua após a publicidade

Fonte: Science Alert