Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores do MIT criam sistema que reduz buffering em Wi-Fi compartilhado

Por| 19 de Agosto de 2019 às 17h30

Reprodução
Reprodução
Continua após a publicidade

Uma equipe de pesquisadores do MIT, uma das universidade de tecnologia mais importantes dos Estados Unidos, está desenvolvendo uma ferramenta para ajudar no compartilhamento de conexões Wi-Fi limitadas.

O grupo do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial, conhecido como CSAIL, criou um sistema batizado de Minerva. Sua tarefa é analisar os vídeos antes mesmo que eles sejam reproduzidos, verificando o quão afetados eles seriam caso a reprodução acontecesse com velocidades inferiores.

Os pesquisadores explicam que, quando acontece o compartilhamento de Wi-Fi, os protocolos tradicionais dividem a largura de banda disponível pelo número de usuários conectados. Já o Minerva é capaz de analisar dois vídeos em uma fase offline, verificando quais seriam beneficiados por possuir uma largura de banda mais estável e qual poderia usar uma largura menor, mas sem "sofrimento".

Pesquisadores do MIT criam sistema que reduz buffering em Wi-Fi compartilhado
Explicação de como age o Minerva (Imagem: Reprodução/MIT)

Sendo assim, o protocolo atribui a largura de banda com base nas necessidades de usuários diferentes, se ajustando ao longo do tempo como resposta ao vídeo que está sendo reproduzido.

Em testes reais, o sistema foi capaz de reduzir o tempo de rebuffering quase pela metade. Além disso, em um terço dos casos testados, o Minerva ofereceu melhorias bastante significativas na qualidade de reprodução dos vídeos, como se fosse passar de 720p para 1080p, por exemplo.

Segundo a equipe de pesquisadores, o sistema pode ser usado por provedores de vídeo sem alterar o hardware, sendo uma substituição indireta do protocolo TCP/IP padrão.

O estudo completo pode ser conferido na página oficial do laboratório.

Continua após a publicidade

Fonte: Endgaget