Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bing utiliza inteligência artificial para melhorar pesquisas de imagens

Por| 19 de Novembro de 2019 às 23h30

Bing utiliza inteligência artificial para melhorar pesquisas de imagens
Bing utiliza inteligência artificial para melhorar pesquisas de imagens
Microsoft
Tudo sobre Microsoft
Continua após a publicidade

A Microsoft anunciou melhorias em sua plataforma de pesquisas, o Bing. De acordo com a empresa, as mudanças foram realizadas com base em inteligência artificial e tiveram como foco o sistema de busca por imagens.

As melhorias permitem achar fotos de diferentes tamanhos e qualidades, melhor entendimento das consultas, imagens e páginas da web, bem como os relacionamentos entre elas. Esse sistema é bem parecido com o que o Google utiliza, por sinal. Segundo a gigante de Redmond, o Bing fará uso de inteligência artificial para interpretar melhor as informações digitadas pelos usuários. Este mecanismo será útil para localizar certas características nas imagens e os pontos principais das páginas em que elas estiverem hospedadas.

A Microsoft disse, também, que o Bing irá extrair um conjunto selecionado de atributos dos objetos e informações das imagens para corresponder às buscas que os usuários fizerem. Isso permite que a empresa combine a consulta com atributos semelhantes do conteúdo da imagem e do texto aque estiver ao redor dela.

Agora, a consulta e o documento podem ser considerados uma "correspondência precisa", pois compartilham os mesmos atributos. Isso é útil para pesquisas mais precisas em que os usuários estão buscando itens com vários recursos específicos, como, por exemplo, colocando gênero, idade, etnia, ação, entre outros.

Imagem: Microsoft
Imagem: Microsoft

A Microsoft também gera automaticamente metadados para documentos - incluindo imagens - que são correspondidos com mais facilidade às pesquisas. Um dos tipos mais úteis de metadados é chamado BRQ - Best Representative Query (ou Consulta de melhor representatividade, na tradução livre). Os BRQs geralmente são um resumo dos principais tópicos da página da web e do conteúdo principal da imagem. O processo de geração de BRQs para imagens do Bing também depende muito de muitas técnicas modernas de deep learning.

De acordo com a empresa, as técnicas tiveram um impacto real na utilidade e precisão de seu mecanismo de busca. O exemplo da imagem abaixo mostra como o Bing fará essa associação, ao pesquisar por algo bem específico como "assento de carro para o Chevy impala 96":

Sistema do Bing identifica melhor a busca das imagens/ Imagem: Microsoft
Sistema do Bing identifica melhor a busca das imagens/ Imagem: Microsoft
Continua após a publicidade

A Microsoft diz que o Bing Image Search agora oferece uma compreensão semântica mais profunda das consultas dos usuários, e que as pessoas devem sentir essas melhorias em breve.

Fonte: MSPowerUser