Instagram testa chatbots de IA com a personalidade de influenciadores
Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Junho de 2024 às 18h08
![Reprodução/Freepik](https://t.ctcdn.com.br/Z7SwMi6_uuI39JMbNd7-2PHlahg=/640x360/smart/i910229.jpeg)
![Instagram](https://t.ctcdn.com.br/0gmSG0bja6X0zTHo4CgRUBq8ZgU=/100x100/smart/i489927.jpeg)
Criadores de conteúdo para o Instagram nos Estados Unidos começaram a testar uma nova ferramenta chamada “AI Studio”, que permite a criação de chatbots baseados em suas próprias personalidades. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg, nesta quinta-feira (27), em seu canal de transmissão na rede social.
- Instagram | Como usar recurso para remover seguidores fantasmas
- As 10 fotos mais curtidas na história do Instagram
Segundo o CEO da Meta, as pessoas vão “começar a ver IAs de seus criadores favoritos e IAs baseadas em seus interesses nas próximas semanas no Instagram”. O executivo informou que esses experimentos vão aparecer na seção de mensagens e serão claramente rotulados como produtos de inteligência artificial.
Chatbots de criadores
Na apresentação do novo recurso, Zuckerberg compartilhou exemplos de como o público poderá interagir com os chatbots personalizados de criadores de conteúdo. No canal de transmissão, ele publicou demonstrações de conversas com os perfis dos influenciadores Don Allen Stevenson III e Wasted.
“Estamos trabalhando junto com os criadores para desenvolver essas ferramentas de modo que elas sejam úteis para responder às perguntas que recebem de seus seguidores e possam conversar com as pessoas de uma maneira útil e divertida”, escreveu o CEO.
![Anúncio de Zuckerberg no canal de transmissão sobre chatbot de IA para criadores de conteúdo no Instagram (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)](https://t.ctcdn.com.br/zk0d8jge1nvpIbKOLpDIK0IFYow=/1024x0/smart/i910231.png)
Inicialmente apenas um grupo restrito de influenciadores terá acesso ao “AI Studio” para personalizar seus chatbots. “Essa é a primeira versão Beta desses IAs, então continuaremos trabalhando para melhorá-los e disponibilizá-los para mais pessoas em breve”, contou Zuckerberg.
O CEO explicou que a iniciativa visa não apenas aumentar o engajamento entre criadores e seguidores, mas também diversificar as formas de interação online. O dono da Meta destacou o potencial dos chatbots de IA em permitir que pequenas empresas e criadores independentes criem representações virtuais para se conectarem de maneira mais dinâmica com suas comunidades.