Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores fazem robôs reconhecerem sons ambientes

Por| 16 de Outubro de 2018 às 08h41

Reprodução
Reprodução
Continua após a publicidade

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, na Pensilvânia, estão desenvolvendo uma nova tecnologia que adiciona consciência de sons e vibração a um sistema de computadores para que ele se torne sensível ao contexto, ou seja, identifiquem o que está acontecendo em um determinado local.

Chamado de Ubicoustics, o sistema é capaz de acrescentar outros contextos à interação com dispositivos inteligentes permitindo que, por exemplo, um smart speaker saiba que está em uma cozinha ou ainda um sensor inteligente saiba que seu usuário está em um túnel, apenas captando o som do local.

"A ideia principal aqui é alavancar as bibliotecas profissionais de efeitos sonoros que são tipicamente usados na indústria do entretenimento. Eles são limpos, devidamente rotulados, bem segmentados e diversificados. Além disso, podemos transformar e projetar os sons em centenas de variações diferentes, criando volumes de dados perfeitos para treinar modelos de aprendizagem profunda", explica Gierar Laput, estudante do projeto.

Ainda de acordo com os pesquisadores, o sistema utiliza lasers e refletores de baixa potência para detectar se objetos estão ligados ou desligados ou se uma cadeira ou mesa foram movidos, por exemplo. Diversos objetos podem ser monitorados de uma só vez e as etiquetas que são anexadas a eles não fazem uso de eletricidade, basta que haja uma linha de visão, independente do ambiente.

O estudo dos pesquisadores ainda está no início, mas futuramente as máquinas serão tão inteligentes que saberão o que seus "donos" estão fazendo e, quem sabe, se ofereçam para ajudá-lo.

Fonte: TechCrunch