Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel bloqueou mais de 150 mil celulares piratas em 2018

Por| 09 de Janeiro de 2019 às 12h50

Anatel bloqueou mais de 150 mil celulares piratas em 2018
Anatel bloqueou mais de 150 mil celulares piratas em 2018
Anatel
Tudo sobre Anatel
Continua após a publicidade

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), anunciou na última terça-feira (8) que 154.689 celulares piratas já foram bloqueados no Brasil, tudo isso somente no ano passado.

Usuários destes aparelhos começaram a receber avisos em fevereiro, e os seguintes 10 estados passaram a receber o bloqueio em dezembro: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

No início desta semana, usuários do restante dos estados brasileiros receberam notificações da agência informando que os próximos bloqueios ocorrerão a partir do dia 24 de março, 75 dias após o envio da primeira mensagem. Até o momento, segundo a Anatel, 269.834 aparelhos piratas já foram notificados.

Para descobrir se um celular é pirata, com "pirata" valendo para aqueles que não são certificados pela Anatel ou que possuem o número do IMEI adulterado, clonado ou fraudado, basta discar o número *#06# e comparar se os 15 algarismos que aparecem são os mesmos pressentes na etiqueta do aparelho.

A Anatel recomenda que, caso um aparelho seja identificado como pirata, os usuários busquem pela empresa ou pessoa que o vendeu para buscar seus direitos de consumidor.

Fonte: G1