Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gears 5 | Tudo o que você precisa saber sobre o último Gears para Xbox One

Por| 02 de Setembro de 2019 às 12h14

Microsoft
Microsoft
Continua após a publicidade

O hype para Gears 5 está cada vez maior. O próximo game de uma das maiores franquias do Xbox chega em um momento decisivo em sua rica história: primeiro porque será o último jogo desta série para Xbox One, já que, no ano que vem, teremos o sucessor do console, o Project Scarlett; segundo porque, pela primeira vez entre os jogos principais da franquia (Gears of War: Judgement foi um prequel) não teremos um protagonista pertencente ao clã Fenix. Por fim, teremos ajustes finos de jogabilidade e na campanha que prometem determinar os próximos passos dos games que virão.

Reunimos abaixo os principais pontos para que você possa aproveitar Gears 5 com tudo na cabeça e com muito mais crocância. Vem com a gente!

Campanha com elementos de RPG

Desde seu primeiro jogo, em 2006, Gears of War sempre foi marcado por um modo campanha linear, com muita ação, tiro, porrada e bomba. O enredo, claro, com exceção ao último título, Gears of War 4 , sempre foi destaque, mas chega uma hora em que mesmo receitas consolidadas precisam de um tempero a mais, o que no caso de Gears pode ser na jogabilidade ou, até mesmo, com mudança de personagens. Como já sabemos desde a E3 2018 que Kait Diaz seria a nova protagonista, falaremos dela mais para frente.

A objetividade e profundidade (antagônico, não?) das campanhas de Gears podem dar lugar a mapas maiores e muito mais capítulos infincados em Gears 5. De acordo com jornalistas que já tiveram a oportunidade de testar o game na The Coalition, o estúdio fez mudanças sutis que enriqueceram a experiência single player do game. Além da jogabilidade refinada, algo que já pudemos ver no Beta do mês passado, a campanha de Gears 5 apresentará novos elementos que podem ser decisivos, até mesmo, para um recomeço da franquia na próxima geração.

Segundo apuramos, a progressão contará com elementos básicos de RPG, com personalização mais completa do personagem, mapa, pontos com "?" e um mundo semiaberto. Sem falar que o tempo de campanha pode ser de 20 horas, mais do que o dobro do que as tradicionais 8/10 horas de títulos anteriores. Isso tudo, porém, sem perder a essência de Gears: os combates frenéticos e insanos.

Com isso em mente, creio ser honesto especular que a Microsoft já pensa como remodelar um de seus principais jogos daqui para frente. O multiplayer pode ser, sim, aprimorado, mas é algo que dá muito certo e que não exigiria tantas modificações. O single player, porém, algo que o mercado e os fãs já cobram de Xbox, pode ser enriquecido com novos elementos.

Continua após a publicidade

Kait Diaz

Agora sim falando da nova protagonista. Conhecemos Kait Diaz em Gears of War 4, quando ela ajudou JD Fenix, filho de Marcus Fenix, durante o game, que fora muito criticado e considerado insosso por boa parte da mídia. Mas nem tudo foi ruim. Com a entrada de JD como principal condutor da trama de Gears, vimos uma tentativa da The Coalition de começar a tirar Marcus Fenix de cena, ou, pelo menos, de dar uma folga para ele. Marcus, porém, está confirmado em Gears 5, mas não se sabe qual será o seu papel, assim como outros membros conhecidos da CGO.

Bem, com Kait no comando, já sabemos que conhecer a série será fundamental para que entendamos o enredo de Gears 5. Neste caso, é de suma importância ter jogado Gears of War 3 - e não apenas o 4 - para entender o que acontecerá com a nova heroína. Afinal de contas, Kait é descencente direta dos Locust e, certamente, isso deve ser explorado durante a narrativa, já que os monstrengos prometem uma retomada.

Continua após a publicidade

Além disso, como dissemos há pouco, é mais uma tentativa do estúdio de tentar tirar da família Fenix a responsabilidade, por assim dizer, de resolver as coisas em Gears. Entendemos que será muito difícil, já que parte do sucesso dos consoles Xbox se deve, também, a Marcus (assim como a Master Chief).

Mas e o JD? Ora, JD também estará presente e, pelo que vimos, com uma aparência completamente diferente de Gears 4. Resta esperar se aquela personalidade típica de um personagem da novela Malhação também vai mudar.

Jogabilidade e modos online

Tal qual já pudemos ver durante o período Beta no mês passado, Gears 5 teve alguns refinamentos de jogabilidade importantes. Além de uma movimentação mais realista e "pesada", a The Coalition fez melhorias no combate corpo-a-corpo. Agora, pelo menos nos modos online, será possível utilizar uma faca para matar os adversários e novos métodos de "pular o muro" para atordoar os oponentes. Os mapas online, por sinal, também terão à disposição mais armas brancas. No Beta, foi possível ver um bastão de espinhos que, com um único golpe, trucida o adversário.

Continua após a publicidade

Evidente que ainda não estamos com o game em mãos, mas o fato de elementos de RPG serem incluídos na campanha podem indicar que a progressão e movimentação de Kait e seus parceiros possa ser um pouco modificada. Em Gears, para correr, é necessário apertar o botão A. Com o mundo um pouco mais aberto e sem tantas coberturas e murinhos, essa movimentação poderia ser alterada. Apenas palpite.

Entre os modos multiplayer, teremos os já tradicionais Versus Online (composto do Rei do Pedaço, Mata-Mata ou Arcade e Escalada), o popular modo Horda, que pode ser jogado offline em tela dividida e também online, e o novo Escape, primeiro modo online de Gears que apresenta classes de jogadores, outra das movidades do game e que prometem guiar os próximos títulos da franquia.

Mais sobre o Escape

Continua após a publicidade

Em Gears 5 teremos um novo modo cooperativo para três jogadores chamado de Escape, que também fora apresentado durante a E3 2019. A equipe é composta por três "Hivebusters" — Mac, Lahni e Keegan —, que são jogados em uma colmeia de Locusts e que colocará o jogador com uma única missão: fazer a limpa em todos que aparecerem.

Em Escape, é a primeira vez que o multiplayer de Gears apresenta classes de personagens. Cada Hivebuster tem uma capacidade ativa e passiva, sendo que Mac pode acionar um escudo portátil, o que o torna temporariamente invulnerável; Keegan pode formar uma área que reabastecerá munição para ele e seus companheiros de equipe; e Lahni, por sua vez, tem uma lâmina elétrica que atordoa e danifica os inimigos.

Ao subir de nível, você pode desbloquear mais opções de carregamento em termos de armas e, possivelmente, habilidades. Os cards de habilidade, que apareceram no modo Horda do Gears 4, também estarão disponíveis no Escape. Você também terá a chance de criar seus próprios mapas de escape com um construtor de mapas 2D.

Gráficos

Continua após a publicidade

Sobre os gráficos, a tendência é que tenhamos algo ainda melhor do que vimos no Beta. A superioridade com relação a Gears 4 era nítida nos teste que fizemos, mesmo o último game já recebendo o pack gráfico do Xbox One X. O console aprimorado, aliás, deve rodar o game, tanto no single como no multiplayer, em 4K e 60fps. Já no Xbox One tradicional, devemos ter a tradicional divisão 1080p/30fps no single e 1080p/60fps nos modos online.

Crossover com Halo: Reach e Exterminador do Futuro?

Dois DLCs de peso já estão confirmados para Gears 5. Um deles é com o Exterminador do Futuro, com o pacote Dark Fate, que trará o clássico robô T-800 da série de filmes como um dos personagens jogáveis do modo Escape.

Continua após a publicidade

Já o outro conteúdo extra é ainda mais interessante e será usado no modo Horda. Os robôs Emile-A239 e Kat-B320, de Halo: Reach, elogiadíssimo jogo do Xbox 360, estarão disponíveis com suas habilidades para ajudar a exterminar as hordas de Locust. É possível que eles apareçam, também, no modo Escape.

Vale lembrar que ambos os conteúdos estarão disponíveis já no lançamento de Gears 5 para assinantes do Xbox Game Pass (e Ultimate) e para quem adquiriu o jogo na pré-venda.

E o futuro? Hora de rebootar?

Sabemos que Gears 5 será o último Gears do Xbox One, a menos que a Microsoft queira lançar o próximo game da franquia para o atual console ao mesmo tempo em que lança para o Scarlett — o que não deve ocorrer. Mas, vamos tentar especular um pouquinho para tentar traçar o futuro desta que é uma das maiores franquias da indústria.

Continua após a publicidade

A tentativa de tirar um pouco o clã Fenix do protagonismo indica que a The Coalition possa estar pensando em um recomeço para a série. Um frescor novo com Kait, um JD mais em segundo plano e Marcus apenas no apoio podem fazer sentido para um final de ciclo e o começo de outro. Pelos comentários iniciais, uma franquia que parecia cansada pode estar retomando os tempos de glória, sendo assim um reboot em uma nova geração de consoles pode não ser ruim e até que seria mais viável do que seguir o arco com Kait (ou não). Isso só saberemos, claro, ao jogarmos Gears 5.

Sobre a jogabilidade, que possui uma fórmula vencedora, acréscimos como os elementos de RPG, como mapas e mundo semiaberto, e de personagens com categorias de combate como em jogos de tiro competitivos, como Rainbow Six Siege, também indicam um ajuste de percurso para não deixar com que Gears caia na mesmice.

Torcemos para que essa "saída" dos Fenix da linha de frente não tenha o mesmo efeito do que houve em Halo 5: Guardians, que apresentava um jogo extremamente competente na jogabilidade e multiplayer, mas que pisou na bola ao deixar Master Chief em segundo plano (para dizer o mínimo) — algo que será corrigido em Halo: Infinite.

Em breve o Canaltech colocará as mãos em Gears 5 e trará uma análise completa deste que é o maior lançamento de Xbox One deste ano.

Continua após a publicidade

Gears 5 será lançado para Xbox One e PC no dia 10 de setembro.