Prévia | Gears 5 mostra aprimoramento sutil, mas positivo, do combate

Por Felipe Ribeiro | 29 de Julho de 2019 às 11h27
Captura de Tela/ Felipe Ribeiro
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Xbox One X

Ficha técnica

Nos dois últimos finais de semana a Microsoft liberou um teste técnico de alguns dos modos online de Gears 5, vindouro game de uma das principais franquias do Xbox. Este, que deve ser o último "Gears" desta geração de consoles, pôde ser experimentado por assinantes do Xbox Game Pass, serviço de games por assinatura da gigante de Redmond, e por quem comprou Gears 5 na pré-venda. Como o Game Pass é um sucesso, os testes puderam ser executados de maneira muito fácil e garantida, sem longas esperas por partidas.

Tutorial dá a letra

Antes de entrar nos modos de jogo disponíveis, o jogador teve de cumprir um tutorial que mostrou, logo de cara, as sutis mudanças em Gears 5. O que chamou atenção, neste caso, principalmente para veteranos de franquia, foi uma atenção especial para o combate corpo-a-corpo. Os gamers agora possuem uma faca para matarem os adversários e ganharam golpes ao se escorarem no muro. Para relembrar os leitores, em Gears of War 4 tínhamos a possibilidade de saltar os "murinhos" e empurrar os inimigos. Agora, podemos não apenas fazer isso, mas também realizar execuções e atordoamentos. Os comandos se mostraram falhos em alguns momentos, mas é algo que a The Coallition deve consertar na versão final.

Outra coisa que foi bem sentida na jogabilidade é que os tiros são muito mais difíceis de serem controlados. A arma mais icônica da franquia, a Lancer, por exemplo, exige mais habilidade do jogador para ser dominada. Sentar o dedo sem critério vai te punir com toda a certeza e consideramos essa mudança muito positiva.

No mais, Gears 5 apresentou um polimento natural de um game feito em final de geração. Coisas que só quem jogou desde o primeiro game sentirá bem. Para marinheiros de primeira viagem, a curva de aprendizado não será tão alta.

Modo Versus, Rei do Pedaço e Escalada

Cumprido o tutorial, podemos escolher três modos de jogo: Arcade, que nada mais é do que um team deathmatch, mas sem ranqueamento; Rei do Pedaço, um modo em que você deve controlar áreas no mapa e defendê-las; e Escalada, que é bem parecido com o Rei do Pedaço, mas que premia o jogador com novas armas à medida em que a batalha evolui. Esses dois últimos modos já estavam com o ranking ativado, ou seja, com a chegada do jogo completo, quem jogou de maneira classificada levará seu progresso no lançamento.

Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro

O que pudemos perceber foi que as batalhas ficaram mais dinâmicas e equilibradas. Os dois mapas disponíveis exigiam muito mais atenção dos combatentes, pois estão mais abertos e possuem mais áreas de visibilidade alta. Então, todo cuidado é pouco.

Como citamos, para jogar este teste técnico de Gears 5, era necessário ou ser assinante do Xbox Game Pass ou ter adquirido Gears 5 na pré-venda. E, mesmo sendo um período experimental, poucos foram os problemas para a criação das partidas, e todos ocorreram no primeiro fim de semana. Por vezes, mesmo com a sala cheia, a partida não se iniciava, principamente no modo Escalada. No segundo fim de semana, no entanto, tudo rolou bem liso e sem contratempos.

Gráficos magníficos

Algo que chamou muito a atenção em Gears 5 foram os gráficos. Tudo bem que ainda não é a versão final do game, mas, mesmo no modo online, que geralmente apresenta visuais mais modestos, tudo pareceu muito detalhado, bem iluminado e quase sem bugs.

Cenários de Gears 5 estão lindos (Captura de Tela/Felipe Ribeiro)

Em termos de desempenho, por termos jogado em um Xbox One X, fomos agraciados com todos os modos em 60fps. No entanto, não há certeza quanto à resolução tanto no modo tutorial quanto nos modos online. No Xbox One tradicional e no S, o tutorial roda a 30fps e o online a 60fps. O HDR se faz presente nos consoles compatíveis e no PC.

Fórmula de sucesso

O online de Gears of War sempre brilhou. Resta saber se o modo história se recuperará depois de Gears of War 4, que teve enredo bem controverso e criticado. Este teste técnico serviu para mostrar que teremos partidas lisas, como sempre, e ainda mais disputadas e técnicas. Gears 5 carrega a fórmula de sucesso da franquia e manter isso funcionando há mais de uma década é, sim, positivo.

Gears 5 tem lançamento agendado para 10 de setembro de 2019 no Xbox One e PC. Assinantes do Xbox Game Pass terão acesso gratuito ao jogo já no dia do lançamento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.