Publicidade

Prévia | Gears 5 mostra aprimoramento sutil, mas positivo, do combate

Por| 29 de Julho de 2019 às 11h27

Link copiado!

Captura de Tela/ Felipe Ribeiro
Captura de Tela/ Felipe Ribeiro

Nos dois últimos finais de semana a Microsoft liberou um teste técnico de alguns dos modos online de Gears 5, vindouro game de uma das principais franquias do Xbox. Este, que deve ser o último "Gears" desta geração de consoles, pôde ser experimentado por assinantes do Xbox Game Pass, serviço de games por assinatura da gigante de Redmond, e por quem comprou Gears 5 na pré-venda. Como o Game Pass é um sucesso, os testes puderam ser executados de maneira muito fácil e garantida, sem longas esperas por partidas.

Tutorial dá a letra

Antes de entrar nos modos de jogo disponíveis, o jogador teve de cumprir um tutorial que mostrou, logo de cara, as sutis mudanças em Gears 5. O que chamou atenção, neste caso, principalmente para veteranos de franquia, foi uma atenção especial para o combate corpo-a-corpo. Os gamers agora possuem uma faca para matarem os adversários e ganharam golpes ao se escorarem no muro. Para relembrar os leitores, em Gears of War 4 tínhamos a possibilidade de saltar os "murinhos" e empurrar os inimigos. Agora, podemos não apenas fazer isso, mas também realizar execuções e atordoamentos. Os comandos se mostraram falhos em alguns momentos, mas é algo que a The Coallition deve consertar na versão final.

Outra coisa que foi bem sentida na jogabilidade é que os tiros são muito mais difíceis de serem controlados. A arma mais icônica da franquia, a Lancer, por exemplo, exige mais habilidade do jogador para ser dominada. Sentar o dedo sem critério vai te punir com toda a certeza e consideramos essa mudança muito positiva.

Continua após a publicidade

No mais, Gears 5 apresentou um polimento natural de um game feito em final de geração. Coisas que só quem jogou desde o primeiro game sentirá bem. Para marinheiros de primeira viagem, a curva de aprendizado não será tão alta.

Modo Versus, Rei do Pedaço e Escalada

Cumprido o tutorial, podemos escolher três modos de jogo: Arcade, que nada mais é do que um team deathmatch, mas sem ranqueamento; Rei do Pedaço, um modo em que você deve controlar áreas no mapa e defendê-las; e Escalada, que é bem parecido com o Rei do Pedaço, mas que premia o jogador com novas armas à medida em que a batalha evolui. Esses dois últimos modos já estavam com o ranking ativado, ou seja, com a chegada do jogo completo, quem jogou de maneira classificada levará seu progresso no lançamento.

Continua após a publicidade

O que pudemos perceber foi que as batalhas ficaram mais dinâmicas e equilibradas. Os dois mapas disponíveis exigiam muito mais atenção dos combatentes, pois estão mais abertos e possuem mais áreas de visibilidade alta. Então, todo cuidado é pouco.

Como citamos, para jogar este teste técnico de Gears 5, era necessário ou ser assinante do Xbox Game Pass ou ter adquirido Gears 5 na pré-venda. E, mesmo sendo um período experimental, poucos foram os problemas para a criação das partidas, e todos ocorreram no primeiro fim de semana. Por vezes, mesmo com a sala cheia, a partida não se iniciava, principamente no modo Escalada. No segundo fim de semana, no entanto, tudo rolou bem liso e sem contratempos.

Gráficos magníficos

Continua após a publicidade

Algo que chamou muito a atenção em Gears 5 foram os gráficos. Tudo bem que ainda não é a versão final do game, mas, mesmo no modo online, que geralmente apresenta visuais mais modestos, tudo pareceu muito detalhado, bem iluminado e quase sem bugs.

Em termos de desempenho, por termos jogado em um Xbox One X, fomos agraciados com todos os modos em 60fps. No entanto, não há certeza quanto à resolução tanto no modo tutorial quanto nos modos online. No Xbox One tradicional e no S, o tutorial roda a 30fps e o online a 60fps. O HDR se faz presente nos consoles compatíveis e no PC.

Continua após a publicidade

Fórmula de sucesso

O online de Gears of War sempre brilhou. Resta saber se o modo história se recuperará depois de Gears of War 4, que teve enredo bem controverso e criticado. Este teste técnico serviu para mostrar que teremos partidas lisas, como sempre, e ainda mais disputadas e técnicas. Gears 5 carrega a fórmula de sucesso da franquia e manter isso funcionando há mais de uma década é, sim, positivo.

Gears 5 tem lançamento agendado para 10 de setembro de 2019 no Xbox One e PC. Assinantes do Xbox Game Pass terão acesso gratuito ao jogo já no dia do lançamento.