Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday | Venda de jogos digitais caiu 10% em relação a 2019

Por| 03 de Dezembro de 2020 às 09h09

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech
Continua após a publicidade

Análise do SuperData aponta queda na venda de jogos digitais durante a Black Friday e a Cyber Monday, no final de novembro. Segundo o relatório da empresa, houve redução de 10% na receita global no comparativo anual.

O período fraco é relativo principalmente às vendas de games e produtos para consoles, com redução de 13% em comparação ao ano passado. Contudo, o mercado de jogos para PCs viu crescimento de 6% comparado à Black Friday de 2019.

Pela análise do grupo, a questão envolve o lançamento da nova geração de consoles. Os aparelhos chegaram pouco antes da época de promoções, fazendo que com que as compras no setor fossem antecipadas.

“Entretanto, alguns jogadores parecem estar esperando para pegar um novo console somente depois do lançamento de grandes jogos. Para ter a experiência do jogo da melhor forma possível, estão segurando a compra das versões de PlayStation 4 e Xbox One”, aponta a análise do grupo.

Outra questão que pode ter feito as vendas caírem no período são os serviços de assinatura. O SuperData aponta os números do Game Pass, serviço de assinaturas da Microsoft que dá acesso a uma biblioteca de jogos para Xbox e PC. Com isso, o público pode ter preferido assinar o plano anual do serviço em vez de comprar os títulos individualmente. A Microsoft registrou, em outubro deste ano, aumento de 216% no número de assinantes comparado ao mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, a empresa ainda aponta que a receita total do setor na temporada de final de ano está em crescimento. O relatório mostra que principalmente conteúdos extras in-game tiveram um aumento de receita no ano: até outubro de 2020, eles foram responsáveis por 89% da receita de jogos digitais.

Black Friday | Venda de jogos digitais caiu 10% em relação a 2019
Receita atual dos conteúdos in-game até o momento (Arte e dados: SuperData)
Continua após a publicidade

A expectativa dos analistas é de que o bom momento continue até o final do ano, com a temporada de festividades. O setor de vendas digitais também deve crescer, com a expectativa de que não será possível presentear amigos e familiares com versões físicas por conta do distanciamento social.

Fonte: SuperData