Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA permanecerá relevante mesmo com empresas privadas indo ao espaço

Por| 31 de Maio de 2018 às 17h00

NASA permanecerá relevante mesmo com empresas privadas indo ao espaço
NASA permanecerá relevante mesmo com empresas privadas indo ao espaço
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

A exploração do espaço por parte de empresas privadas está caminhando a passos largos, com companhias como SpaceX, Virgin Galactic e Blue Origin avançando rapidamente com este objetivo em mente. Mas, de qualquer maneira, a NASA seguirá relevante no que diz respeito à exploração espacial, continuando a proporcionar avanços científicos que podem, justamente, viabilizar a ação das empresas privadas.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou diretrizes para que as empresas espaciais do setor privado possam agir daqui em diante, mencionando a NASA no que diz respeito a levar, mais uma vez, os americanos para a Lua, além de uma missão tripulada para Marte.

Com isso, a agência espacial dos EUA seguirá conduzindo a exploração espacial, abrindo caminho para a atividade das privadas na sequência, que se beneficiarão de suas descobertas e invenções. "Nós precisamos testar novas técnicas e garantir que elas funcionarão", disse Peggy Whitson, astronauta da NASA, referindo-se ao pioneirismo da agência espacial.

Ela adiciona, ainda, que "a NASA está fazendo o que deveria enquanto uma organização governamental — a verdadeira exploração espacial que permite que empresas privadas tenham os meios de fazer o mesmo". Isso significa que empresários como Elon Musk, com seus ambiciosos planos de explorar Marte com a SpaceX, continuarão precisando da NASA para concretizar seus objetivos, trabalhando em conjunto, no melhor dos cenários.

E Whitson também acredita que o futuro da exploração espacial está justamente na colaboração, não somente entre a NASA e as empresas privadas, bem como entre nações internacionais com objetivos em comum. "Eu realmente acredito que a Estação Espacial Internacional está demonstrando o que podemos fazer internacionalmente falando — com grande esforço coletivo o projeto se mostra mais bem sucedido", disse a astronauta.

Para Whitson, o legado da ISS será "que nós podemos fazer essas coisas complexas juntos, internacionalmente; eu sei que isso parece um mar de rosas, mas se conseguirmos isso, talvez este seja o nosso caminho rumo ao futuro".

Fonte: CNBC