Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja 7 dicas para sua pequena empresa se tornar mais inovadora

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Março de 2022 às 12h00

Rawpixel.com/Freepik
Rawpixel.com/Freepik
Continua após a publicidade

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que 97% dos empreendedores realizaram no mínimo uma inovação em sua empresa. Tal renovação ocorre de diferentes formas, desde a redução de custos até a melhoria da qualidade de seus produtos.

Segundo Arthur Carneiro, analista de Inovação do Sebrae, os pequenos negócios conseguem implantar inovações com mais rapidez que grandes companhias. "O importante é que o negócio esteja sempre buscando inovar e se diferenciar dos concorrentes", disse, ao portal G1.

“A pandemia forçou os empreendedores a procurarem programas que os ajudassem a melhorar o faturamento por meio da inovação. Apenas no ano passado, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O estudo foi realizado com pequenos empresários atendidos pelo programa Brasil + Inovador, incluindo participantes dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Startup Sebrae e UP Digital. Abaixo, o Sebrae destaca as sete mudanças mais usadas, com a respectiva porcentagem, e dicas para alcançá-las.

Entender a jornada do cliente é um dos principais fatores do sucesso da pequena empresa (Imagem: Reprodução/LinkedIn Sales Solutions/Unsplash)
Entender a jornada do cliente é um dos principais fatores do sucesso da pequena empresa (Imagem: Reprodução/LinkedIn Sales Solutions/Unsplash)

Melhorar o atendimento (86%)

Entender a jornada do cliente é um dos principais fatores do sucesso da empresa. Ter um ambiente funcional e adequado ao perfil do público, priorizar a qualidade do atendimento, evitar burocracias excessivas e criar bons canais de relacionamento e divulgação são importantes

Continua após a publicidade

Melhorar a qualidade de produtos (80%)

Avalie os produtos e serviços disponíveis na empresa, identifique as possíveis melhorias e considere rejeitar o que não está dando certo. Faça testes internos e com clientes para entender a chance de sucesso das mudanças. Recorra a laboratórios e consultorias para ajudá-lo, se achar necessário, e padronize e documente os processos de produção para manter a qualidade.

Reduzir desperdícios (69%)

Atente a tudo que é comprado e usado na empresa, identifique desperdícios e pense em como reduzi-los. Em restaurantes, por exemplo, a padronização de porções nas receitas evita excessos e reduz custos com ingredientes.

Continua após a publicidade

Aumentar a produção (69%)

Esse pode ser um passo importante: identificar o potencial de crescimento da empresa e, em se confirmando, aumentar produção para atender à demanda. Vale realizar algum tipo de pesquisa com o público, analise a concorrência, verifique o caixa e avalie os prós e contras da decisão. Só tome cuidado para não crescer em um mau momento ou sem as condições necessárias, para não contrair dívidas em excesso.

Identificar o potencial de crescimento da pequena empresa pode ser um passo importante (Imagem: Reprodução/Rodnae Productions/Pexels)
Identificar o potencial de crescimento da pequena empresa pode ser um passo importante (Imagem: Reprodução/Rodnae Productions/Pexels)

Criar ou melhorar site ou redes sociais (67%)

Continua após a publicidade

Dificilmente uma empresa se mantém presente sem manter algum tipo de rede social. Com grande parte do público online, estas páginas são canais importantes para a comunicação e marketing com os clientes. Planeje bem sua presença digital e as estratégias que fazem sentido para estes canais, buscando sobre o engajamento e feedback dos clientes. No caso de site de compras, avalie se é o caso de usar plataforma própria ou soluções externas (marketplace).

Reduzir custos (65,6%)

Avalie o mau uso do tempo dos funcionários, ou mesmo se cada pessoa da equipe está trabalhando todo seu potencial a favor da empresa. Também reveja bens como materiais e propriedades da empresa, para saber se tudo isso está gerando valor ao negócio. Em caso negativo, planeje uma forma de cortar gastos de forma eficaz, com as devidas adaptações.

Otimizar o consumo de água ou energia (53%)

Continua após a publicidade

Essas contas podem elevar os gastos de mjuitas empresas. Adote processos ou equipamentos que reduzem o consumo, como sensores com desligamento automático nas torneiras e lâmpadas de LED mais econômicas.

Fonte: Sebrae, G1