Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday | Comércio eletrônico teve alta de 18% em relação a 2017

Por| 13 de Dezembro de 2018 às 17h20

público
público
Continua após a publicidade

O comércio eletrônico tem se mostrado realmente a nova casa da Black Friday. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve aumento de 18% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado foi considerado bastante positivo, já que o esperado para o ano era um crescimento na casa dos 16%. Ao todo, foram 8,9 milhões de pedidos num total de R$ 2,92 bilhões faturados entre os dias 22 e 23 de novembro. Ou seja, aqui nesta busca ainda nem entram os dados do final de semana, nem da Cyber Monday, voltada para a segunda-feira após o evento.

A ABComm ainda informa que o tíquete médio do gasto brasileiro foi de R$ 326 nas lojas virtuais. As categorias mais buscadas pelos usuários foram: informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios para casa e decoração.

Outro dado levantado pelo grupo é de que quase um terço das pessoas investiu na Black Friday para adiantar as compras para o Natal. Ao todo, foram 30% nesta categoria. “Sendo hoje a segunda maior data do varejo, muitas pessoas se prepararam para aproveitar as promoções já na véspera do evento”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Segundo ele, este ano registrou uma maior maturidade do consumidor em relação ao evento, com melhores promoções e utilização do usuário, o que pode ter colaborado para o sucesso deste ano. “Em razão disso, muitas lojas virtuais preparam suas estruturas, tanto de logística, de estoque e de tecnologia, para suportar o alto tráfego dos consumidores”, diz. Atualmente, a data é tida como a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal.