Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro perde todas as suas criptomoedas por possível erro em API da Binance

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Fevereiro de 2022 às 16h00

Divulgação/Binance
Divulgação/Binance
Continua após a publicidade

Um brasileiro investidor de criptomoedas está passando um grande estresse com a corretora Binance, após no começo de 2022 ele ter perdido todos os seus ativos digitais a partir de 250 saques realizados na exchange em apenas 10 minutos.

Segundo o investidor relatou para o site Livecoins, desde que começou a utilizar a Binance como sua principal plataforma de transações cripto, ele não havia se deparado com nenhum problema de segurança, confiando totalmente na exchange.

Mas no começo de janeiro de 2022, ele acordou com vários e-mails em sua caixa de entrada, todos equivalentes a um saque diferente de valores que estavam em sua conta da Binance — fato confirmado ao acessar diretamente o painel da corretora e ver que ele não tinha mais nenhum ativo digital guardado. No total, ele perdeu cerca de R$ 100 mil.

Roubo das criptomoedas foi possível erro de API

Brasileiro perde todas as suas criptomoedas por possível erro em API da Binance
Criptomoedas podem ter sido roubadas por erro de segurança na API da Binance. (Imagem: Reprodução: Art Rachen/Unsplash)

Ao entrar em contato com o suporte da Binance, o investidor descobriu que a API da plataforma havia sido habilitado em sua conta por alguém utilizando um IP dos Estados Unidos — o que lhe causou estranhamento já que ele já havia tentando acessar a sua carteira exchange via uma VPN do mesmo país anteriormente e não havia conseguido.

Ao analisar os saques, o investidor também observou que todos eles foram iniciados a partir de um endereço com IP da Europa — e, após mais investigação, descobriu que tanto o roubo das criptomoedas quanto a ativação da API foram realizadas pela mesma pessoa.

Continua após a publicidade

Segundo o investidor, a Binance indicou que não o ajudaria. Uma reclamação feita pelo cliente no Reclame Aqui em 26 de janeiro também não foi respondida pela corretora — o que levou ele a entrar na justiça contra a exchange.

O Canaltech entrou em contato no começo da tarde com a assessoria nacional da Binance para saber um posicionamento sobre o incidente, que nos enviou o seguinte posicionamento: 

A Binance informa que está investigando o caso. A Binance é uma das corretoras mais seguras do mundo e segue todos os protocolos de segurança no tratamento das demandas às contas de seus clientes. Importante lembrar que não há registro algum de falha de segurança em nosso sistema, as evidências levantadas pela investigação em curso indicam que o acesso foi feito a partir da conta do usuário, seguindo todos os estágios de segurança da corretora. Lembramos que existem casos em que o invasor possui acesso total às credenciais do titular da conta (email, aparelho celular, computadores etc) e é partir da própria conta e/ou dos dispositivos dos titulares conseguem acessar como o próprio titular. A Binance está empenhada em colaborar, da melhor maneira possível, para a solução do caso e entende ser imprescindível que sejam acionadas as autoridades competente.

Fonte: LiveCoins