Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa

Por| 04 de Setembro de 2018 às 12h27

41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa
41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa
Continua após a publicidade

Uma pesquisa realizada pela Motorola revelou que os smartphones fazem parte de nossas vidas mais do que deveriam. Batizado de Phone Life Balance, o estudo é feito anualmente e tem o objetivo de investigar o impacto dos dispositivos móveis na vida de seus usuários.

Com a ajuda de um questionário online, a pesquisa fez 10 perguntas que resultaram em cinco diferentes perfis de usuários: telesapien, teleconsciente, teledependente, teléfilo e telefanático.

Teledependente: As perguntas foram respondidas por 20 mil brasileiros, mostrando que 41,52% deles são classificados como teledependentes, ou seja, nunca estão sem utilizar o aparelho. Entre estes participantes, 65% confessam entrar em pânico só de pensar em perder o smartphone; 29% dizem que, quando estão sem celular, ficam pensando na próxima vez em que estarão com ele.

Teleconsciente e telesapien: Já 32% dos participantes do estudo entraram na categoria teleconsciente, aqueles que conseguem equilibrar o uso dos dispositivos, e somente 5,56% estão classificados no perfil telesapien, que utilizam um celular apenas para atividades básicas, como fazer ligações e conferir o horário.

Teléfilo e telefanático: No perfil teléfilo entraram 18,98% dos participantes, aqueles que não conseguem ficar sem o aparelho e ainda sentem ansiedade quando o aparelho está com menos de 10% de bateria. Já no perfil telefanáticos 1,5% dos respondentes que nunca estão sem smartphone e se sentem estressados e vulneráveis sem ele.

Dados curiosos

O estudo Phone Life Balance conta que 63% dos participantes eram homens e 70% do total possuem entre 10 e 29 anos. 77,4% dos participantes responderam à pesquisa utilizando um celular.

Ainda segundo o estudo, 27,7% dos participantes disseram que deixam o celular ao alcance o dia todo e 36,8% deixam o aparelho com a tela virada para cima na mesa quando estão jantando. Além disso, 30,2% disseram levar o smartphone para o banheiro e 76% contaram que conferem o celular antes de levantar da cama.

Continua após a publicidade

44,77% dos participantes da pesquisa ainda disseram que é provável que eles confiram o celular quando seus amigos o fazem, mas 41% ignoram mensagens novas quando estão conversando com alguém.

A pesquisa foi feita em parceria com a psicóloga e especialista em comportamento mente-cérebro Nancy Etcoff.