Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alexa grava conversa privada de usuária e envia a gravação para outra pessoa

Por| 24 de Maio de 2018 às 14h15

The Verge
The Verge
Amazon
Tudo sobre Amazon
Continua após a publicidade

Um dos piores pesadelos de uma pessoa que tem um assistente pessoal em casa aconteceu com uma usuária de Portland, cidade do nordeste dos Estados Unidos. Uma mulher contou a uma afiliada da Fox News que seu Amazon Echo gravou parte de uma conversa e enviou o trecho a uma pessoa aleatória de sua lista de contatos.

A mulher preferiu se manter anônima, mas contou ao Fox 13 Memphis que ficou sabendo do problema ao ser avisada pelo destinatário da mensagem. Quem recebeu o arquivo de áudio, por sorte, foi um dos empregados do marido da usuária.

Em resposta à emissora de TV, a Amazon disse que este é um acontecimento novo e que não deveria ocorrer normalmente. “A Amazon leva a privacidade muito a sério", disse um representante. “Nós investigamos o que aconteceu e determinamos que isso era uma ocorrência extremamente rara. Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro ”.

Segundo um engenheiro que verificou o aparelho da mulher, não há pistas do que pode ter levado o Echo a enviar a mensagem. Ele acredita que a assistente Alexa tenha entendido um comando para mandar o trecho sem pedir uma confirmação de envio, o que não é comum. Tanto os aparelhos da Amazon quanto os da Google enviam alerta antes de executar uma ação como esta.

Embora a empresa tenha oferecido aporte para que a usuária continue com o speaker em casa, a mulher já confirmou que pediu seu dinheiro de volta e que não pretende continuar usando a tecnologia. “Eu me senti invadida. Uma invasão total de privacidade. Imediatamente, eu disse: ‘Nunca mais vou ligar esse dispositivo porque não posso confiar nele’", ela conta.

Ainda, ela conta como foi o tratamento da Amazon. “[A Amazon] disse: 'Nossos engenheiros passaram por seus registros e viram exatamente o que você nos disse; eles viram exatamente o que você disse que aconteceu, e nós sentimos muito’”.

Segundo a Amazon, não há relatos de outros erros semelhantes a este.

Fonte: Fox 13