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5 motivos para NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo S

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
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Nós já falamos que os motivos para comprar o Porsche Taycan Turbo S são inúmeros e incontestáveis, mas tentamos reunir apenas 5 deles para você que tem condições de bancar um superesportivo elétrico deste porte.

Agora, se o carro é de tirar o fôlego, e a missão de enumerar 5 razões para comprar o esportivo elétrico foi complicada, imaginem o sufoco que é indicar 5 motivos para NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo S. Imaginaram? Então vamos lá.

Reforçamos, porém, que não se tratam de defeitos do Taycan Turbo S, mas de pequenos detalhes que, às vezes, têm o poder de fazer o potencial consumidor mudar de ideia e, talvez, procurar por um rival à altura — algo que também não será fácil.

5. Autonomia

De acordo com as informações oficiais da Porsche, o Taycan Turbo S tem autonomia para rodar entre 524 e 573 quilômetros em uso exclusivamente urbano, 440 e 468 km em trechos mistos e 360 quilômetros quando submetido a perímetros de longo alcance, como em rodovias, sempre no ciclo WLTP.

O que se viu durante os testes, porém, foi um cenário menos favorável. A tendência de acelerar um pouco mais forte em um carro que oferece quase 800 cavalos é inerente e, a cada acelerada, as baterias de 93,4 kWh reduziram sensivelmente sua capacidade.

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No fim, somados os testes em perímetro urbano e em rodovia, o esportivo elétrico alcançou cerca de 310 quilômetros de autonomia antes de precisar ser recarregado. Por isso, este é um dos motivos que podem fazer o consumidor NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo S.

Alcance da bateria não foi o esperado após testes em ruas e rodovias (Imagem: Ivo Meneguel Jr/Canaltech)
Alcance da bateria não foi o esperado após testes em ruas e rodovias (Imagem: Ivo Meneguel Jr/Canaltech)

4. Panes no sistema

A segunda razão que pode levar um cliente a NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo S é algo que não foi vivenciado pela reportagem do Canaltech durante o período de avaliação do superesportivo elétrico, mas que parece ser comum em quem já tem um exemplar do carro na garagem: panes no sistema.

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Segundo números divulgados pela NHTSA, órgão regulatório dos Estados Unidos, panes no sistema elétrico e até no powertrain do Porsche Taycan Turbo S são mais corriqueiros do que se imagina. Entre 19 de dezembro de 2021 e 24 de outubro de 2022, nada menos do que 30 proprietários abriram reclamações formais sobre o carro (todas já respondidas e esclarecidas pela marca, aliás).

As principais queixas foram relacionadas ao desligamento repentino do carro quando ele está em pleno funcionamento (algo que pode causar acidentes, dependendo da situação) e ao sistema de infotenimento. De acordo com os proprietários, as telas que exibem todos os tipos de informações do carro travam e exigem que o veículo seja desligado para que o sistema seja resetado.

Sistema de infotenimento do Porsche trava sem motivo, segundo alguns proprietários (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Sistema de infotenimento do Porsche trava sem motivo, segundo alguns proprietários (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

3. Visibilidade traseira

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O vidro traseiro do Taycan Turbo S foi projetado, claro, para harmonizar com o restante do conjunto do superesportivo, e encaixa harmoniosamente com o design. O problema é que a visibilidade para o motorista não é das melhores e, para quem não está acostumado com um carro grande e não tão alto, isso é um ponto negativo, especialmente em manobras.

Visibilidade do vidro traseiro não é a ideal, e câmera de ré precisa ajudar bastante nas manobras (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Visibilidade do vidro traseiro não é a ideal, e câmera de ré precisa ajudar bastante nas manobras (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

2. Praticidade

O quarto motivo para NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo é voltado para aqueles clientes que não utilizarão o superesportivo apenas para "desfilar" ou passear aos finais de semana: a praticidade.

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As gigantescas dimensões do Taycan Turbo S (4,96 m de comprimento x 1,96 m de largura x 1,37 m de altura x 2,9 m de comprimento) tornam uma simples missão de encontrar uma vaga para estacionar em uma tarefa hercúlea, tanto em shoppings quanto em supermercados ou mesmo na rua, em uma parada rápida para ir à farmácia, por exemplo.

Taycan Turbo S é um carro enorme, e não é fácil encontrar vagas de estacionamento (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Taycan Turbo S é um carro enorme, e não é fácil encontrar vagas de estacionamento (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

1. Posição do volante

O quinto e último motivo que pode levar alguém a NÃO comprar o Porsche Taycan Turbo S é algo que citamos também em nossa lista com os pontos "negativos" do 911 Carrera S, ícone a combustão que avaliamos recentemente.

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Estamos falando da posição do volante em relação ao cluster digital. Assim como no 911, o belo volante do Porsche Taycan Turbo S impede a visão completa das informações exibidas no cluster digital de 16,8 polegadas, especialmente as posicionadas na parte inferior direita.

Volante do Taycan Turbo S acaba impedindo visualização de dados na parte inferior do cluster digital (Imagem: Ivo Meneguel Jr/Canaltech)
Volante do Taycan Turbo S acaba impedindo visualização de dados na parte inferior do cluster digital (Imagem: Ivo Meneguel Jr/Canaltech)

Claro que não se trata de um deal breaker (empecilho, em bom português), mas, em um carro tão legal, qualquer ponto que não seja 100% elogiável é passível de comentários, não é mesmo?