Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que vacas estão usando óculos de realidade virtual na Rússia?

Por| 26 de Novembro de 2019 às 17h55

Por que vacas estão usando óculos de realidade virtual na Rússia?
Por que vacas estão usando óculos de realidade virtual na Rússia?
Continua após a publicidade

Que a internet pode ser muito doida, a gente já bem sabe. No entanto, a Rússia levou isso a outro nível ao compartilhar um comunicado com fotos de vacas usando óculos de realidade virtual (VR) — e ninguém sabe ao certo se é sério mesmo, se é uma piada ou até uma jogada de marketing. Basicamente, o Ministério da Agricultura e Alimentação da região de Moscou mostrou um experimento com óculos de realidade virtual para reduzir a ansiedade das vacas e aumentar a produção de leite.

Os relatórios dizem que os testes com óculos de realidade virtual estão sendo feitos em uma fazenda perto de Moscou, e o Ministério afirmou que os óculos foram especialmente adaptados para o formato da cabeça da vaquinha. O comunicado observa que há uma tendência crescente na agropecuária de se concentrar no bem-estar emocional dos animais, com melhorias na qualidade de vida, como escovar o pelo e tocar música relaxante, melhorando os rendimentos. Além disso, esse comunicado também diz que o primeiro teste do óculos de VR mostrou "uma diminuição na ansiedade e um aumento no humor emocional geral do rebanho".

Ministério da Agricultura russo divulgou imagens de vacas usando óculos de Realidade Virtual
Ministério da Agricultura russo divulgou imagens de vacas usando óculos de Realidade Virtual

Certamente não é impossível que este seja um experimento real. A indústria da pecuária está tão interessada quanto qualquer outra em aplicar novas tecnologias, e não seria a primeira vez que alguém sugere que a realidade virtual poderia melhorar o bem-estar dos animais. Por outro lado, o comunicado de imprensa diz que o experimento não foi conduzido por uma universidade, mas sim pelo Milknews.ru, um site de notícias da indústria de laticínios russa, e também incentiva os leitores a se inscreverem no VI Fórum Internacional de Laticínios Agroindustriais, onde poderão aprender mais sobre a tecnologia na agricultura. Isso sugere que as vacas com óculos de realidade virtual podem ser apenas uma boa maneira de chamar a atenção do público para o evento, como uma jogada de marketing um tanto quanto inusitada.

Fonte: The Verge