Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Elizabeth Kenny, a homenageada de hoje (5) no Doodle do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Outubro de 2022 às 10h18

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Doodle do Google de hoje homenageia a enfermeira australiana Elizabeth Kenny, fundadora do Método Kenny, um tratamento alternativo para poliomielite. A técnica criada por ela foi responsável pela reabilitação de milhares de vítimas da doença no mundo inteiro enquanto a vacina não era uma possibilidade.

Kenny nasceu em 1880, em Nova Gales do Sul, Austrália, e cresceu numa pobre comunidade agrícola da região. Desde cedo ela foi uma excelente leitora, mas recebeu pouca educação formal ao longo da vida.

O Doodle do Google de hoje homenageia a enfermeira Elizabeth Kenny (Imagem: Reprodução/Google)
O Doodle do Google de hoje homenageia a enfermeira Elizabeth Kenny (Imagem: Reprodução/Google)

Num momento da vida, Kenny começou a se dedicar aos estudos de medicina e anatomia humana, mas não pôde frequentar uma faculdade. Aos 17 anos, porém, ela se voluntariou para ajudar num hospital, onde acompanhou o trabalho de enfermeiras e médicos por mais de uma década. Daí, com a enorme experiência de adquirida no trabalho, ela abriu sua própria clínica de enfermagem em Darling Downs, região agrícola de Queensland, também na Austrália.

Foi em 1911 que Kenny se deparou com seu primeiro paciente de poliomielite. Sem saber o tratamento padrão adotado na época (imobilização total por longos períodos), a enfermeira optou por aplicar compressas quentes nos membros afetados pela rigidez muscular, combinadas com exercícios de mobilidade para fortalecimento.

Surpresa para a medicina

O método alternativo funcionou e surpreendeu a comunidade médica do país. Desde então, a ideia se disseminou para outros centros de tratamento e logo foi batizada como Método Kenny. Em 1940, a enfermeira viajou para os Estados Unidos e abriu novos centros de reabilitação, parte dos Sister Kenny Institute, uma das instituições de referência mundial para o tratamento de poliomielite.

Continua após a publicidade

Dado o sucesso do tratamento, Kenny foi honrada com títulos honorários da Universidade Rutgers (Nova Jérsei, Estados Unidos) e da Universidade de Rochester (Nova York, EUA). Pouco tempo depois, o presidente americano Harry Truman concedeu à Elizabeth Kenny o direito de entrar nos EUA sem precisar de visto, um privilégio nunca concedido a um cidadão não estadunidense.