Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NotebookLM | Google lança no Brasil IA que analisa e resume textos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2024 às 11h05

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google lançou oficialmente a ferramenta NotebookLM para mais de 200 países, incluindo o Brasil. O recurso usa o modelo de IA Gemini 1.5 Pro para analisar documentos de diferentes fontes, criar resumos e insights com base nesses dados e ainda responder a comandos de texto enviados pelo usuário. 

A principal diferença da ferramenta para o chatbot do Gemini está na origem da fonte: enquanto o chat do Google automaticamente pesquisa por conteúdos relevantes na internet, você é quem abastece o NotebookLM com links de sites, PDFs e outros arquivos de texto. Isso ajuda a criar um conteúdo mais segmentado, com base em informações mais confiáveis de cada pessoa e com materiais que não necessariamente estão disponíveis online.

Em teste feito pelo Canaltech, a ferramenta foi abastecida com alguns links de matérias e criou uma série de resumos apenas com base no material selecionado. Nesse caso, a IA pode ser usada para analisar conteúdos internos de uma empresa ou ajudar na educação, com base nos conteúdos criados pelos próprios professores numa sala de aula, por exemplo.

Melhorias no NotebookLM

O NotebookLM foi anunciado pela empresa em julho do ano passado, durante o Google I/O 2023, mas estava disponível para testes apenas nos EUA.

Além da distribuição global, o recurso ganhou mais novidades, como o uso do Gemini 1.5 Pro para comandos multimodais, a opção de usar slides do Apresentações do Google e URLs como fontes, além da presença de atalhos para mencionar as citações originais dentro dos textos, o que auxilia na checagem de fatos.

Após enviar as fontes, NotebookLM cria resumos rápidos e seção de perguntas e respostas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Após enviar as fontes, NotebookLM cria resumos rápidos e seção de perguntas e respostas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Continua após a publicidade

“Desde o começo, nosso objetivo com o NotebookLM foi de criar uma ferramenta que ajude você a entender e explorar materiais complexos, fazer novas conexões a partir de uma informação e criar seus rascunhos rapidamente”, informa o Google em nota oficial, assinada pelo Diretor Editorial do Google Labs, Steven Johnson, e pela Product Manager da equipe, Raiza Martin.

“Você pode enviar fontes, como notas de pesquisa, transcrições de entrevistas e documentos corporativos, e instantaneamente o NotebookLM vira um expert no material que mais importa para você”, completa a empresa.

Como usar o NotebookLM

A ferramenta está disponível gratuitamente no Brasil:

Continua após a publicidade
  1. Acesse notebooklm.google.com;
  2. Faça login com a conta do Google;
  3. Clique em “Novo notebook”;
  4. Envie qualquer fonte de sua preferência;
  5. Aguarde os resumos da IA.

    É possível conversar com a IA e ler as referências com base nas fontes (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
    É possível conversar com a IA e ler as referências com base nas fontes (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Após a análise das fontes, o NotebookLM cria um guia rápido com um esboço sobre o tema, perguntas frequentes, linha do tempo sobre os acontecimentos e uma tabela de conteúdos. Além disso, é possível usar a janela de chat para fazer instruções específicas, como destacar dados importantes ou explicar o conteúdo para uma sala de aula.

Você também pode conhecer o Perplexity Pages, nova ferramenta da Perplexity AI que transforma pesquisas rápidas na web em artigos prontos.