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Mercado Pago investe em novos serviços para alavancar sua carteira digital

Por| 28 de Janeiro de 2020 às 13h50

Divulgação/Mercado Pago
Divulgação/Mercado Pago
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Na última sexta-feira (24), o Mercado Pago - fintech do Mercado Livre - anunciou uma série de novos serviços e o início de uma oferta de crédito, tanto para comerciantes, quanto para compradores. O objetivo é alavancar a sua plataforma de carteira digital, um dos principais focos da companhia para 2020 e que, segundo a empresa, cresceu 170% até o final do terceiro trimestre de 2019, com 6,1 milhões de usuários.

Um dos principais destaques entre os novos serviços é a chamada Central de Descontos. Trata-se de um marketplace com milhares de estabelecimentos e que permitem o pagamento de produtos e serviços via QR Code embarcado no aplicativo do Mercado Pago (e também no app do Mercado Livre). A plataforma permite que o usuário tenha acesso a ofertas em tempo real e faça uso dos descontos diretamente na carteira digital do app.

Ainda no universo dos QR Codes, o Mercado Pago anunciou também que está amplicando o uso dessa tecnologia junto à redes de supermercados em diversos estados do país. Entre eles, estão a Lopes (São Paulo), Zona Sul (Rio de Janeiro) e Muffato (Paraná), além de estabelecimentos do segmento pet, como Petz e Cobasi, farmacêutico (Drogal) e restaurantes, como Outback, Giraffas e Madero e serviços de limpeza como a 5àsec. Em todos eles, será possível efetuar pagamentos via QR Code, a partir da carteira digital do Mercado Pago.

Serviços disponíveis na carteria digital do Mercado Pago
Serviços disponíveis na carteria digital do Mercado Pago

O potencial do setor de QR Code foi mostrado em números: segundo a companhia, são 16 milhões de consumidores que podem fazer uso desta tecnologia entre usuários somados do app do Mercado Pago e Mercado Livre. Além disso, estima-se que haja 170 mil vendedores que aceitam essa forma de pagamento, somando 1,5 milhão de terminais POS, compatíveis com esta tecnologia.

Pagamento de impostos e boletos pelo app

Para além do QR Code, Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, anunciou que a carteria digital do app também permitirá o pagamento de impostos, agendamento de boletos, além da possíbilidade de fazer recarga em serviços pré e pós-pago de telefonia e TV. O executivo não divulgou uma data exata de quando essas funcionalidades estarão à disposição do usuário, mas sinalizou que algumas delas estarão ativadas já no primeiro semestre de 2020. O uso da carteira digital do Mercado Pago também para uso de apps de mobilidade como Uber e 99 também está sendo estudado.

Números

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Durante a apresentação, o VP do Mercado Pago apresentou números que comprovam a confiança da empresa para expandir a sua carteira digital. Segundo ele, no terceiro trimestre de 2019, foram transacionados volumes de US$ 7,6 bilhões, um aumento de 94,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, US$ 4 bilhões em transações ocorreram fora da plataforma (via Mercado Livre), recorde para um trimestre. Além disso, US$ 1 bilhão foram movimentados dentro da carteira digital da marca, um aumento de 34,9%. "Sem contar que o app do Mercado Pago é o 5° que mais cresce no Brasil, segundo um levantamento da AppAnnie", afirmou Tulio. "Com isso, estamos presentes em 7,2 milhões de smartphones pelo país".

Números do setor de QR Code do Mercado Pago
Números do setor de QR Code do Mercado Pago

Empréstimos

Por fim, o Mercado Pago também anunciou que a sua carteira digital passa a oferecer linhas de crédito tanto à comerciantes, quanto consumidores. Clientes pré-aprovados poderão fazer compras tanto no Mercado Livre, quanto em lojas online que aceitem o Mercado Pago. Além disso, eles poderão ainda adquirir empréstimos pessoais.

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Na primeira fase do processo, Tulio Oliveira afirmou que foram concedidos R$ 1,4 bilhão em créditos, sendo que 70% desse valor eram para clientes recorrentes. Já na segunda fase, serão R$ 351 milhões para 3,1 milhões de clientes pré-aprovados.

“Estamos liderando um movimento pioneiro no setor, empoderando o consumidor e trazendo os varejistas para nossa carteira digital, o que abre a ampla gama de possibilidades de campanhas conjuntas de fidelização, gerando valor para as duas pontas. Criamos um modelo que permitirá escalar a oferta de descontos de forma sustentável”, explica Oliveira.