Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Meet terá recurso que facilita mistura de trabalho presencial com remoto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2021 às 14h15

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

Com o trabalho híbrido — alternando entre jornadas presenciais e em home office — despontando como alternativa nas empresas, os aplicativos de videoconferência começam a se adaptar para atender a essa nova demanda mundial. É o caso do Meet, a aposta do Google no segmento de reuniões online, que agora terá um modo “Companion” para uma segunda tela.

Ainda sem nome em português, o recurso foi projetado para conectar pessoas a seus colegas de trabalho de modo remoto, com recursos avançados para participar de reuniões presenciais ou virtuais enquanto aproveita as funcionalidades de áudio e vídeo na sala.

O Companion vai permitir uma interação melhor nas apresentações e reuniões (Imagem: Divulgação/Google)
O Companion vai permitir uma interação melhor nas apresentações e reuniões (Imagem: Divulgação/Google)

Na versão web, será possível fazer apresentações, enviar mensagens aos participantes, realizar enquetes, produzir um “perguntas e respostas” ou até oferecer a possibilidade de tirar dúvidas de quem levantar a mão. A ideia é oferecer experiências que possam ser replicadas até no Nest Hub Max.

Outra melhoria na experiência do Meet é a possibilidade de enviar um pedido de confirmação para quem for participar se o comparecimento será virtual ou presencial. Os colegas na sala de reunião poderão habilitar o modo Companion em seus dispositivos, o que permitirá a conexão simultânea no Meet enquanto se relacionam com outras pessoas.

Reuniões poderão ser confirmadas com o local: em uma sala física ou de forma virtual (Imagem: Divulgação/Google)
Reuniões poderão ser confirmadas com o local: em uma sala física ou de forma virtual (Imagem: Divulgação/Google)

Em termos de segurança, os administradores poderão definir melhor as políticas de quem pode participar das reuniões. Um novo controle de moderação permitirá que os anfitriões desabilitem o bate-papo, a apresentação e o som durante as reuniões.

Continua após a publicidade

Essa novidade deve chegar ao Google Meet web corporativo só em setembro, mas pode desembarcar também nos dispositivos móveis — embora ainda não haja uma data oficial.

Investimento para ser o melhor

Desde o começo da pandemia de COVID-19, o Google investe na produção de funções para deixar o Meet como o app favorito das pessoas. A companhia tem adicionado recursos extras para conseguir bater de frente com os concorrentes — Zoom e Teams, principalmente.

Na semana passada, o aplicativo do Google permitiu adicionar um vídeo como plano de fundo, além de trazer novos designs predefinidos para garantir uma experiência mais divertida ou profissional. A empresa também trouxe um novo visual para tornar as reuniões mais atrativas, embora a aparência ainda apresente alguns bugs iniciais.

Continua após a publicidade

Fonte: Google