Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funcionam as taxas do Airbnb? | Hóspede e anfitrião

Por| Editado por Bruno Salutes | 08 de Novembro de 2022 às 09h30

Divulgação/Airbnb
Divulgação/Airbnb
Airbnb
Tudo sobre Airbnb
Continua após a publicidade

Saber as taxas do Airbnb é fundamental para encontrar locais mais baratos na plataforma de aluguel de locações. Além dos hóspedes que pagam um valor para os donos das casas e apartamentos, os anfitriões também podem ser cobrados com tarifas específicas.

Conheça, a seguir, como funcionam as taxas do Airbnb para os hóspedes e anfitriões que utilizam a plataforma de hospedagem no Brasil.

O que são taxas de serviço do Airbnb?

O Airbnb afirma que as taxas de serviço servem para que a plataforma funcione sem problemas e cubra o custo do atendimento 24 horas, tanto para quem hospeda quanto para quem for utilizar uma reserva.

A tarifa é cobrada somente quando a reserva é confirmada pelo hóspede e anfitrião no aplicativo do Airbnb. Ou seja, se o negócio não for fechado, nada será debitado da conta dos usuários. É por isso que você pode fazer várias simulações de datas e atualizar os valores de acordo com o tempo da estadia.

Taxas do Airbnb: como funcionam as cobranças no aplicativo (Imagem: Brian Babb/Unsplash)
Taxas do Airbnb: como funcionam as cobranças no aplicativo (Imagem: Brian Babb/Unsplash)

Como funcionam as taxas do Airbnb?

Continua após a publicidade

O Airbnb estipula as taxas de hospedagem a partir de dois modelos:

  • Taxa dividida: como o próprio nome sugere, nesta opção as tarifas são divididas entre o anfitrião e o hóspede;
  • Taxa apenas para anfitriões: as tarifas já são inclusas no valor total da hospedagem, o que significa que apenas os anfitriões pagam a taxa. Os hóspedes, neste caso, estão isentos.

Há ainda as cobranças do Imposto de Valor Agregado (IVA), que funciona como uma taxa extra cobrada exclusivamente dos anfitriões. Por enquanto, o Brasil não cobra esse imposto dos proprietários, mas se você mora em outro país e quiser alugar sua casa no Airbnb, pode acontecer de ser taxado com esse adicional.

Quanto o Airbnb cobra de taxa?

Continua após a publicidade

Dependendo da modalidade de tarifa, o Airbnb altera a porcentagem cobrada para o hóspede e o anfitrião.

Taxa dividida

Se for a taxa dividida, o anfitrião paga uma taxa de 3%. Proprietários que moram na Itália, ou que assinam o Airbnb Plus ou que adotam as políticas de cancelamento Super Rigorosas, pagam uma taxa extra.

O valor da tarifa é calculado do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, se for o caso, excluindo taxas e impostos do Airbnb), e é deduzido automaticamente do pagamento do anfitrião.

Continua após a publicidade
Airbnb tem taxas para hóspedes e anfitriões que usam a plataforma (Imagem: Andrea Davis/Unsplash)
Airbnb tem taxas para hóspedes e anfitriões que usam a plataforma (Imagem: Andrea Davis/Unsplash)

Já para os hóspedes, a maioria paga uma taxa inferior a 14,2% do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, se for o caso, excluindo taxas e impostos do Airbnb). Essa taxa varia de acordo com diversos fatores e é exibida na página de checkout antes da confirmação da reserva.

Tarifa apenas para anfitriões

Se a tarifa for cobrada apenas dos proprietários, a porcentagem varia entre 14% e 16%. Essa taxa é obrigatória para anúncios tradicionais de hospedagem, como flats, hotéis e locais mais requintados. Anfitriões do Airbnb Plus e com políticas de cancelamento Super Rigorosas podem pagar acima dos 16%.

Continua após a publicidade

Como saber a taxa de serviço do Airbnb

As taxas do Airbnb são cobradas oficialmente quando um hóspede e um anfitrião aceitam a hospedagem. Entretanto, você pode visualizar os valores estimados antes de concluir o processo.

Para saber a taxa de serviço do Airbnb:

  1. Entre no Airbnb e pesquise o local desejado;

  2. Na página do anúncio, visualize o campo de cobrança;

  3. Acompanhe as taxas de limpeza, serviço e demais impostos nessa seção.
Continua após a publicidade
As taxas do Airbnb ficam no quadro com os preços da hospedagem (Captura de tela: Caio Carvalho)
As taxas do Airbnb ficam no quadro com os preços da hospedagem (Captura de tela: Caio Carvalho)

Vale destacar, ainda, que o valor das taxas pode variar de um dia para o outro. O Airbnb afirma que “nós nos reservamos o direito de alterar nossas taxas de serviço a qualquer momento”, e que qualquer mudança no preço final da hospedagem será enviada para hóspedes e anfitriões. Reservas fechadas possuem a taxa fixa e não são alteradas.