Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em que pasta do Android ficam os contatos?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Janeiro de 2023 às 16h00

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Continua após a publicidade

Uma das vantagens do Android é a possibilidade de localizar os arquivos nas pastas do sistema. Aplicativos exploradores de arquivos permitem encontrar diversos conteúdos do celular, como a lista de contatos.

No entanto, esse processo não é tão simples e pode variar conforme as diferentes interfaces do Android, como as de Samsung e Xiaomi. Primeiramente, é necessário identificar onde os contatos ficam salvos: cartão SIM, armazenamento interno ou cartão SD. Todos os contatos são armazenados num único arquivo, normalmente no formato VCF.

Caso não localize o arquivo nas pastas do sistema, a alternativa é converter e exportar a lista. Dessa forma, encontrará o resultado na pasta de downloads do telefone. Saiba como a seguir.

Como localizar os contatos nas pastas do Android

Abra as pastas do Android em um gerenciador de arquivos ou conecte o celular a um computador por cabo USB. Em seguida, procure por um caminho similar a /data/data/com.Android.providers.contacts/databases/contacts.DB ou /data/data/com.Android.providers.contacts/databases/contacts.vcf.

Como criar um arquivo dos contatos no Android

Quando não encontrar o arquivo nas pastas do sistema, a solução é exportar a lista de contatos e salvá-la no aparelho. Para isso, siga esses passos:

Continua após a publicidade
  1. Abra o aplicativo Contatos;
  2. Acesse o menu de opções e selecione “Gerenciar contatos”;
  3. Em seguida, toque na opção para exportar os contatos e salve no armazenamento interno do dispositivo;
  4. Depois, acesse a pasta “Downloads” e encontre o arquivo VCF.
Exporte um arquivo com os contatos da agenda (Captura de tela: André Magalhães)
Exporte um arquivo com os contatos da agenda (Captura de tela: André Magalhães)

Como exportar contatos salvos na conta do Google

Os números também podem ficar armazenados na conta do Google e salvos na nuvem. Esse recurso é útil para fazer backup e transferir a lista rapidamente entre dispositivos, mas também é possível exportar um arquivo .csv com todos os nomes.

Continua após a publicidade

Acesse contacts.google.com no navegador, entre com a conta do Google e aguarde o carregamento de todos os contatos. No menu lateral, clique em “Exportar” e selecione o arquivo desejado.