Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como desativar o backup automático de fotos no Android?

Por| 24 de Outubro de 2014 às 16h11

BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
Continua após a publicidade

Após recentes ocorrências de vazamento de fotos de celebridades, a preocupação com a privacidade fez as pessoas pensarem duas vezes antes de confiar em serviços de sincronização para guardar suas fotos na nuvem. O sistema operacional Android traz embarcado atualmente um aplicativo chamado Fotos, que conecta o usuário ao seu espaço de armazenamento no Google Drive e permite que as fotos tiradas com um smartphone Android sejam enviadas para a nuvem automaticamente.

Apesar da boa intenção de manter um backup das fotos na nuvem, o app Fotos inspira desconfiança devido ao fato de, na maioria das situações, ele ser ativado por padrão e enviar fotos para a nuvem sem o consentimento do usuário.

Entretanto, é possível desativar essa funcionalidade, mantendo suas fotos seguras e garantindo a privacidade. Confira como desativar o backup automático em nosso passo-a-passo.

1 - Acesse a tela de aplicativos do Android e procure pelo app Fotos (um catavento colorido). Toque nele para abrí-lo:

Desativar backup automático de fotos no Android

2 - Na tela inicial do app, toque no ícone "..." no canto superior esquerdo e, depois, acesse o menu Configurações:

Desativar backup automático de fotos no Android

3 - Na tela seguinte, será mostrada a opção "Backup automático", com uma breve descrição. Toque-a:

Continua após a publicidade
Desativar backup automático de fotos no Android

4 - Por fim, no topo da próxima tela, haverá um switch na posição SIM, indicando que a sincronização está ativada. Toque este switch para mudar para NÃO e desativar o backup automático.

Desativar backup automático de fotos no Android

Com este simples procedimento suas fotos não serão mais sincronizadas automaticamente em seu smartphone Android e você terá de volta o controle sobre a publicação de cada uma delas.