Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 chega à penúltima versão de testes antes do lançamento estável

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2022 às 16h53

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Continua após a publicidade

Hoje (8), a terceira e penúltima versão Beta do Android 13 começou a ser distribuída para testadores. A atualização sinaliza a chegada à Estabilidade da Plataforma, etapa em que o Google libera APIs, aplicativos nativos e outros elementos em seu estado definitivo, com espaço apenas para a implementação de ajustes e correções até o lançamento.

Nesse estágio, desenvolvedores devem focar na finalização de ferramentas, recursos e apps sobre as APIs atualmente disponíveis. Essa etapa é crucial para fazer experimentações mais extensas, uma vez que não será necessário adaptar softwares para mudanças massivas de próximas atualizações.

O Android 13 Beta 3 é o marco de estabilidade do sistema operacional (Imagem:  Alveni Lisboa/Canaltech)
O Android 13 Beta 3 é o marco de estabilidade do sistema operacional (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Para embalar o pacote, o Google destacou algumas das mudanças do Android 13 Beta 3, especialmente para aqueles que constroem apps focados na API de nível 33 ou superior. Além disso, a empresa ressaltou que seria importante incluir dispositivos com telas maiores (tablets e dobráveis) no ciclo de experimentação para desenvolver adaptações específicas deste caso de uso.

O foco da compilação são os desenvolvedores, então não foram destacadas mudanças destinadas ao público geral (isso não impede elas de existirem, porém). Nos próximos momentos, testadores devem começar a divulgar suas descobertas não documentadas e divulgar pela web — e, como sempre, o CT noticiará assim que possível.

Cronograma de lançamento

Ainda restam alguns meses até o lançamento definitivo do Android 13, mas as próximas atualizações não devem ser tão marcantes e chamativas quanto as que foram distribuídas até agora. Em julho, mais uma atualização é aguardada para o sistema operacional — esta possivelmente a última até a estreia da prévia de lançamento.

Continua após a publicidade
O Android 13 alcançou a estabilidade em junho, mas ainda tem atualizações pela frente (Imagem: Reprodução/Google)
O Android 13 alcançou a estabilidade em junho, mas ainda tem atualizações pela frente (Imagem: Reprodução/Google)

Não foram divulgadas datas exatas para a estreia do Android 13, mas o sistema é aguardado para algum momento entre setembro e outubro deste ano (época em que o Google costuma lançar o SO). O cronograma dependerá, porém, do sucesso dos testes e das futuras iterações do sistema.