Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para que serve o cabo VGA

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Janeiro de 2020 às 17h30

PxHere
PxHere
Continua após a publicidade

Cabo VGA é um tipo de conector entre computadores e monitores ou televisões. Foi criado em 1987, pela IBM, e seu nome representa a sigla “Video Graphics Array” (“Matriz de Gráficos de Vídeo”, em tradução livre para o português). Por muitos anos, foi muito utilizado em computadores de todo o mundo.

Função do cabo VGA

Cabo VGA transmite imagens para uma tela (Foto: PxHere)
Cabo VGA transmite imagens para uma tela (Foto: PxHere)

O cabo VGA, também conhecido como D-Sub, é responsável por conectar e transmitir imagens de um computador para um monitor ou televisão. Funciona de uma forma analógica, portanto não transmite áudios.

É composto por versões macho e fêmea, na qual a primeira possui 15 pequenos pinos, que são encaixados da segunda. Alguns modelos ainda são acompanhados de dois parafusos rosqueáveis, que auxiliam no encaixe.

Alternativa ao cabo VGA

Cabo HDMI funciona como uma alternativa mais moderna (Foto: Wikimedia Commons)
Cabo HDMI funciona como uma alternativa mais moderna (Foto: Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

O cabo VGA é um modelo antigo e analógico, possuindo algumas limitações. Por conta disso, acabou sendo substituído em modelos mais novos de computadores e televisões pelo cabo HDMI.

O HDMI, cuja sigla significa “High Definition Multimedia Interface” (“Interface Multimídia de Alta Definição”, em tradução livre para o português), é um conector digital e capaz de transmitir áudio e vídeo em alta definição. Lançado em 2003, possui versões que transmitem conteúdo em resolução 1080p.

Por ser um conector digital e trazer uma melhor qualidade de reprodução, o HDMI dominou os dispositivos. Modelos mais recentes de computadores, monitores e televisões não possuem mais a entrada para cabo VGA, contendo apenas a opção para o de alta definição.

Continua após a publicidade

Você já utilizou um cabo VGA? Conte para a gente nos comentários!